A desigualdade no Brasil ocorre de várias maneiras distintas, mas a mais frequente é a desigualdade social. (Apresente a tese e as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto. Desenvolva mais o tema)
Pessoas que ganham mais que outras por conta de sua classe social, sua cor de pele e até mesmo por sexualidade, é cada vez mais frequente. Segundo os dados de 2015 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking de desenvolvimento e ainda caíram 19 posições na classificação correspondente economia de ricos e pobres. (Observe que as ideias apresentadas neste parágrafo não se relacionam com o que é proposto na introdução)
Existem vários fatores que contribuem para essa falta de desenvolvimento social, entre eles estão o ensino público ruim e a falta de oportunidades igualitárias (Que tipo de oportunidades? Desenvolva mais).
Socialmente, ricos e pobres tem posições sociológicas tão distintas quanto suas classificações já demonstram. Enquanto os ricos têm os melhores ensinos, os pobres estudam em colégios de baixa infraestrutura e tem que se dedicar muito mais para chegar perto do que os ricos têm facilmente.
Mulheres ganham menos que homens somente por seu gênero. E brancos mais que negros por sua cor de pele. A desigualdade social brasileira têm mais antecedentes do que se pode imaginar.
Se o Brasil fosse um país onde a educação tem prioridade, se suas oportunidades fossem mais igualitárias e disponíveis, e se sua cultura fosse de igualdade, o ranking seria mais positivo. (Vírgula) e o Brasil, (Sem vírgula) seria um país desenvolvido.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão), visto que apresenta pouco domínio. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |