Cresce a pobreza no Brasil - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 18/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não restam dúvidas que desde o início do século XVIII, com o processo de Revolução Industrial e ascensão ao do Capitalismo (Vírgula) o mundo vem priorizando produtos em detrimento de valores (Observe que essa "priorização" é uma valor). Atualmente a pobreza estar está em evidência no Brasil (Vírgula) e cresce constantemente. Nessa perspectiva a falta de ética na administração política e a péssima estrutura orçamental agravam o problema. (Desenvolva mais as ideias apresentadas no parágrafo de introdução, uma vez que estão limitadas)

A princípio é possível perceber que o poder executivo administra mal os recursos do país (Por quê? Apresente fatos que justifiquem esse argumento). De acordo com o sociólogo Karl Marx a economia é à base da sociedade, entretanto o governo não intensificou a industrialização interna e acumulou grandes despesas com empréstimos de países comunistas, logo os recursos econômicos foram afetados por uma grande crise, ademais aumento o número de desemprego no setor secundário ou terciário sendo assim aumento a pobreza (Reveja coesão e coerência. Além disso, verifique a veracidade do argumento apresentado: qual é o real problema, de fato? Reflita).

Em uma segunda análise (Vírgula) o Brasil tem uma estrutura orçamental insatisfatória, porque os políticos gastam muito com campanhas, atividades relacionadas ao cargo eleitoral, além de adquirem um alto salário e em geral ainda tem um desagradável padrão o que o levam a praticar corrupção (Como assim? Reestuture). Segundo dados do Banco Internacional a pobreza aumentou de 3,6 milhões entre 2015 e 2017. Desta forma a uma péssima distribuição de renda no país e a base da sociedade esta fragilizada.

Diante do exposto, a pobreza se evidencia porque a economia diminuiu e o país faz uso de uma péssima estrutura orçamental. Sendo assim (Vírgula) o Ministério do Trabalho deve intensificar a industrialização interna, a fim de gerar empregos no meio urbano e melhoraram as condições da população local. Ainda cabe ao poder Legislativo por em debate a reforma da Estrutura Orçamental do Brasil para evitar gastos desnecessários e amenizar as diferenças sociais.
 

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência. Ademais, desenvolva um projeto de texto que encaminhará as discussões que serão propostas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200