No Feudalismo e no Brasil - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 18/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Feudalismo havia uma grande diferença de renda entre os ricos senhores feudais e os pobres camponeses, no qual dificilmente alguém conseguia mudar de nível social (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). Esta realidade é semelhante a do Brasil, que também é marcada pela desigualdade social. 

Dentre os fatores causadores da desigualdade social, estão a disparidade no acesso à educação (Como assim? Visto que a sociedade tem acesso à educação, embora haja uma discrepância entre a proposta de ensino público e privado) e profissionalização de qualidade, que são as principais ferramentas de ascensão social. E muitas pessoas que não tiveram tais oportunidades têm a necessidade de abandonar os estudos e aceitar emprego em condições precárias e jornadas de trabalho exaustivas. (Ideias presentes no senso comum e pouco desnvolvidas)

Além disso, segundo estudos (Quais? Mencione a fonte), 1% da população mundial concentra metade da riqueza do planeta, gerando pobreza em grande parcela da população. Por consequência, têm-se o aumento da criminalidade e violência, que é visível no Brasil (A partir de quê a desigualdade é visível? Desenvolva essa ideia). Ademais, muitas vezes nem mesmo o direito humano de ter uma vida digna é garantido, enquanto as classes econômicas mais altas desfrutam de boa qualidade de vida e vantagens (Desenvolva a ideia de "vida digna" e "boa qualidade de vida", pois há lacunas).

Portanto, para amenizar esse problema, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social fortalecer os programas de assistência, como o bolsa família, fiscalizando se a ajuda é realmente eficaz. E aliado ao Ministério da Educação, avaliar e implementar ações (Quais?) que melhorem a educação básica e técnica, de modo que realmente preparem os alunos para o ingresso na universidade e no mercado de trabalho. Também é interessante fornecer bolsas de auxílio que possibilite a permanência dos jovens na escola (Isso já existe), e como disse o economista britânico Sir Arthur Lewis: “A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. ”
 

Comentários do corretor


"No feudalismo e no Brasil". As ideias, no texto, apresentam lacunas. Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200