A desigualdade atrapalha o desenvolvimento econômico e social do país. O Brasil, um dos países com o maior índice de desigualdade do mundo, passa por este problema, que pode prejudicar até mesmo a sustentabilidade do planeta. (Ideias pouco desenvolvidas. Apresente o que será discutido ao longo do texto)
A origem do problema surge desde a época colonial: quando o rei de Portugal ordenou que partes do país fossem repartidas entre a elite da época. Foi então que muita terra ficou concentrada nas mãos de poucos (Desenvolva mais essa ideia de concentração de terras no período colonial. O que se pode inferir a partir disso? Reflita). Hoje o cenário continua o mesmo: as terras se tornaram as grandes empresas e o governo ainda favorece as elites em troca de favores (Quais favores? Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação) que beneficiam ambos, como por exemplo os escândalos relacionados à lavagem de dinheiro entre políticos e empresas (como a JBS).
Isso provoca uma distribuição de renda desigual e cria um grande contraste social fazendo com que pessoas de baixa renda passem a viver em áreas periféricas, como por exemplo no Rio de Janeiro: de um lado a favela, do outro, grandes prédios luxuosos. A precariedade é tanta, que gera uma pirâmide social um pouco quanto estatizada, fazendo com que a população tenha a ilusão de uma imobilidade social. A desigualdade educacional, por exemplo, gera uma certa ignorância por parte da população, que pode se deixar alienar pelo governo, (Argumento falacioso) permitindo que sejam aprovados projetos como a nova reforma do ensino médio ou a exploração da Amazônia, sem que a população saiba como se posicionar diante disso.
Portanto, é necessário a aplicação de impostos no país de forma homogênea e uma educação universal e de qualidade (O que seria essa "educação de qualidade"? Discuta essa ideia no texto) desde a infância, para que não haja discrepância de ensino entre escolas públicas e privadas, possibilitando assim o acesso igualitário de alunos na universidade – claro que as cotas e bolsas para estudantes das redes públicas também são ótimos subsídios (Por quê? Justifique esse posicionamento). A educação é o primeiro passo para construir um futuro melhor. “Educai as crianças para não punir os homens”, já dizia Pitágoras.
Comentários do corretor
"Contraste social". O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |