A desigualdade está presente na sociedade desde muito antes da colonização do Brasil, no período feudal já existia a divisão de classes sociais. Assim também acontece nos dias atuais, uma desigual distribuição de renda que afeta não somente os mais desfavorecidos, mas também toda a geopolítica brasileira. Nessas condições, a falta de incentivo a educação e ao empreendedorismo tem sido situações pertinentes ao povo brasileiro, dificultando a população carente conseguir oportunidades. (Apresenta boas ideias, mas precisa desenvolver mais a ideia de desigualdade do momento histórico apresentado)
Do ponto de vista financeiro, para se gerar lucro é necessário um capital, porém quando sobrevive-se com menos de um salário mínimo, torna-se inviável a formação de capital. Assim vive hoje grande parte da população brasileira, que além de não possuírem escolas públicas de qualidade para aprenderem sobre educação financeira, não possuem incentivos para montarem o próprio negócio. Com isso, cresce o número de pessoas em busca de emprego e diminui a quantidade dos que poderiam gerar novos empregos. (Discussão limitada. Apresente fatos que possam comprovar as ideias apresentadas neste parágrafo)
Somado a isso, podemos (Evite usar primeira pessoa) dizer que a consequência da falta de incentivos à (Que tipo de incentivo? Especifique essa ideia no texto) população aumenta consideravelmente o desemprego e a desigualdade social. Um exemplo é o Rio de Janeiro, onde é claro o contraste social gerado pelas grandes favelas localizadas próximo a bairros de classe alta. Essa discrepância acaba tornando essa metrópole conhecida pela violência e marginalidade. (Desenvolva mais)
A dificuldade de acesso igualitário à educação de qualidade e incentivos ao empreendedorismo, portanto, agravam os problemas sociais no Brasil. Sendo assim, é fundamental o investimento (Que tipo de investimento? A ideia está muito ampla) do Ministério da Educação (MEC) em escolas, tanto em estrutura como na parte técnica, para que ofereçam aulas sobre educação financeira e possuam horários flexíveis para a educação de adulto. Além disso, bancos, principalmente os estatais, deveriam fornecer um crédito para novos microempresários que desejam abrir um empreendimento, com juros a zero porcento (Reveja essa proposta, visto que, nesse sentido, há uma relação de troca), como uma forma de incentivo. Somente desta maneira é possível por um fim aos contrates gerados pelas desigualdade social (Cuidado com o reducionismo, visto que há outras formas de combater a desigualdade social).
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto precisam ser mais desenvolvidas. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |