A desigualdade social é o desequilíbrio de padrão de vida de um país e de seus habitantes (Reformule essa afirmação, visto que é "dado vida" ao país), sendo de caráter econômico, escolar, racial ou de gênero. O Brasil segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) está dentre os 10 países mais desigual do mundo em 2017. Mesmo a Constituição Federal de 1988 estabelecer Direitos Sociais, com garantias de acesso para todos os cidadãos, a realidade dos brasileiros é bem diferente do que reza os valores da Constituição.
Segundo historiadores, a desigualdade social brasileira reflete do período colonial. Diferente dos ingleses nos Estados Unidos, os portugueses estabeleceram uma colonização de exploração nas terras Tupiniquins. Os escravos trazidos (Para que lugar? A ideia não está bem desenvolvida) da África, (Sem vírgula) foram os principais imigrantes desta fase inicial de povoamento, estabelecendo desde os primórdios (Evite expressões clichês no texto) da nação a segregação racial existente nos dias de hoje.
A desigualdade social acarreta inúmeros problemas no país. Dentre os principais estão a questão da criminalidade, favelização, mortalidade infantil e miséria. Dados da ONU apontam que o percentual de desigualdade de renda no Brasil é de 37%, maior índice de toda América Latina. Segundo a PNAD, pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizada em 2011, aponta que 28 milhões de Brasileiros deixaram a situação de pobreza absoluta, contudo 16 milhões de pessoas ainda se encontram nesta mazela. As disparidades de gênero também continua em nítida evidência, a mesma pesquisa revelou que mulheres tem uma renda per capita 66% menor que os homens. (Organize as ideias apresentadas. Desenvolva mais)
A aliança de políticas públicas, junto a justiça social e desenvolvimento econômico (Vírgula) é uma esperança para diminuir a injustiça social no Brasil. Dados da PNAD, (Sem vírgula) mostram que o programa Bolsa Família foi o responsável por 13% da diminuição da pobreza nacional. Programas que sociais que melhores a renda, levem acessibilidade de estudos aos seus cidadãos e valorizem igualdade gêneros, garantem melhores condições de salários a todos, elevando a igualdade social. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
"Brasil: um país de poucos". Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |