No livro, (Sem vírgula) "A Revolução dos Bichos", é disposto que a história da formação da sociedade impera-se uma classe dominante e outra dominada. Com relação a isto, tem-se como enfoque a disparidade entre estes dois seres, onde em que um detém os meios de produção e o outro a força de trabalho, tendo este último o objetivo de manter a subsistência da sua família. Fazendo-se um paradigma a este fato, não podemos negar a desigualdade social que acomete os setores da sociedade, em primazia o econômico, social e o educacional. Dessa forma, para que seja inibido este cenário estarrecedor é essencial uma reflexão do exposto, a fim de argui ideias que possam resguardar o Estado de Direito.
Para que essa prevalência de uma classe não se sobre ponha sobrepor a outra, foi necessário o Brasil em sua Constituição de 1988 adotar o papel de intervencionista, isto é, de garantidor da função social. Como exemplo, tem-se o que é ilustrado no Art.6° dessa legislação, no qual é função do Estado garantir a educação, saúde, alimentação, o trabalho e a segurança, além de outros direitos. Contudo, estes preceitos são desrespeitados. Hoje (Vírgula) o Brasil, segundo dados do Jornal o Globo, é o décimo país mais desigual do mundo. Este fato é tratado com desdém por aqueles (Dê exemplos, pois a ideia está muito ampla) que são detentores do poder, isso se dá pela posição de conforto perpetrada entre eles. (Observe que esta ideia não retoma as que são citadas anteriormente) Com essa análise, é indubitável o quanto a corrupção encontra-se ligada a esses fatores, pois, o dinheiro que poderia estar sendo investido na educação saúde e segurança, está sendo desviado para ser utilizado com o objetivo de satisfazer preceitos individuais.
Além dos mais, por causa dessa problemática muitos cidadãos estão sofrendo. Tem-se como exemplo a ingerência na seara educacional, onde os que são tratados como escória da sociedade vê-se prejudicados pela falta de professores e de salas mal aparelhadas, fora a falta de merenda em algumas escolas. Outrossim, a seara da saúde encontra-se em extremo caos, pois, os cidadãos carentes em alguns casos ficam esperando anos a oportunidade de conseguir uma consulta; este caso é lastimável tendo em vista o despeito ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Com endosso, pode-se mencionar o ocorrido no Hospital de São Paulo, em que verba proveniente do Sistema Único de Saúde-SUS, (Sem vírgula) foi reduzido, fato que fez com que o tratamento de “Câncer ficasse desarticulado, deixando assim, as pessoas à espera da morte. Este caso foi notificado pelo Jornal Folha de São Paulo.
Destarte, é evidente que essa desconjuntara social esboça injustiça, tendo ainda o despeito aos princípios fundamentais. Assim, faz-se necessário o Ministério da Justiça conjuntamente com o Ministério Público criarem varas especializadas para que se torne mais acessível a denúnciação de autoridades que cometeram atos ilícitos com o erário público. Ademais, a comunidade deve enforca-se no objetivo de criar ONG’s, a fim de acolher indivíduos que são acometidos com essa disparidade. E por fim, a mídia por meio dos seus tele jornais telejornais deverá disseminar essas políticas públicas com o propósito de auxiliar os cidadãos a buscarem seus direitos.
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso facilitará no desenvolvimento das ideias que serão discutidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |