O Brasil é um país diversificado, devido ao período colonial diversas pessoas de nacionalidades diferentes chegaram aqui, possui uma economia livre e apresenta altos níveis de corrupção. Como esses fatores colaboram para a desigualdade? (Reestruture. Apresente a tese)
O fato de possuirmos (Evite usar primeira pessoa) uma população diversificada afeta justamente na distribuição de renda, devido à diferença cultural e educacional. Com relação à economia livre, imaginemos uma cidade de mil habitantes e nela acontecerá as atrações "x" e "y". Uma das possibilidades é que a maioria opte mais por uma atração do que a outra e isso gera uma desigualdade. (Discussão limitada. Apresente fatos e desenvolva mais)
Outro gerador é a corrupção, vimos vê-se nos noticiários que empresas (Quais?) estavam comprando leis, pagando propinas a políticos, para ter o monopólio de certas atividades em solo nacional ou realizar atividade licitatória.
A maioria de nossa população não possui acesso à um ensino escolar de qualidade, sendo assim por não terem conhecimento necessário são vítimas fáceis da exploração da mão de obra. Devido a falta de políticas eficientes, países subdesenvolvidos, aqui se encaixa o Brasil, enfrentam muitos problemas sociais, estruturais e educacionais que sacrificam vidas e impedem o desenvolvimento próprio. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 220 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |