As consequências da desigualdade Social - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 15/09/2017

Status:

Corrigida
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Segundo fontes da ONU (Organização das Nações Unidas) o Brasil despencou 19 posições no ranking de desigualdade social, aparecendo entre os 10 mais desiguais do mundo. (Desenvolva mais o tema. Apresente a tese)

Toda essa desigualdade se dá pela má distribuição de renda, que gera grandes desempregos obrigando a população recorrer a “bicos” que não pagam nem um salário mínimo, gerando pobreza e miséria que é um reflexo da inflação que ainda não foi extinta.

Com a falta de subsídio necessário para uma dieta com valores necessários (Vírgula) a população fica a mercê da desnutrição consequentemente a uma taxa crescente de mortalidade principalmente infantil. (Apresente um fato que comprove esse argumento. Desenvolva mais)

A falta de investimento nas áreas da saúde e educação leva a um exorbitante número de pessoas nas filas de postos de saúde e hospitais sem qualquer tipo de infraestrutura e profissionais desvalorizados muitas destas morrendo ali mesmo (Reformule). No campo da educação (Vírgula) as escolas ficam com dias sem aulas por falta de professores mal remunerados e por falta de materiais de qualidade para o ensino, acarretando a uma falta de preparo para a busca de empregos melhores e ingresso a universidades, formando classes sociais, ou seja, aqueles que tiveram oportunidades em escolas particulares ingressam na faculdade com mais facilidade do que aqueles que sempre estudaram em escolas públicas (Como assim? Reveja).

Não é só diferença entre ricos e pobres que o levantamento da ONU ressalta, mas também a desvalorização e baixa representatividade da mulher na sociedade onde em que mulheres recebem menos que os homens mesmo executando a mesma tarefa profissional. Segundo o coeficiente Gini (que mede a concentração de renda) o Brasil é o quarto país da América latina com essa desigualdade. (Desenvolva mais, pois está limitado a apresentação)

Além disso, a má distribuição de recursos nas favelas como luz, água e saneamento básico e moradia é também um dos pilares da desigualdade no Brasil, gerando uma má qualidade de vida. (Limitado)

Contudo (Vírgula) para que o Brasil possa deixar de assumir a 10 ª posição no ranking de desigualdade social (Vírgula) é são necessárias primeiramente políticas macroeconômicas para manter relativa estabilidade de preços para que haja uma intervenção na inflação. Uso de políticas publica públicas para intervir na inópia da educação e da saúde como a supervalorização dos profissionais e materiais de qualidade. Distribuição de moradias, a demolição de “barracos” e construção de casas melhores sem nenhum custo para aqueles que vivem nas favelas (Vírgula) e pontos comerciais para os mesmos (use quando houver sentido de igualdade), para que esses possam gerar suas próprias rendas. Maior geração de empregos e a valorização da mulher no mercado de trabalho com salários iguais para homens e mulheres. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

 

 

 

Comentários do corretor


"As consequências da desigualdade social".Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200