A diversidade social além de ser um fato presente (Vírgula) engloba também aspectos históricos, como: o estamento feudal, as castas, a escravidão e por último a luta de classes. Nesse diapasão, com esse paradigma é visível a predominância de uma classe dominante que controla a economia, a mão de obra e os meios de inerentes a sobrevivência do ser humano. Com isso, vê-se esse problemática como objeto de discussão, pois esses fatores ocasionavam uma disparidade que fere a Carta Magna de 1988, em primazia a dignidade da pessoa humana. Dessa forma, uma reflexão do exposto é essencial, tendo em vista a vislumbrar pontos positivos que inibam esse cenário estarrecedor.
Isto posto, é relevante mencionar que o Brasil é o Oitavo país do mundo mais desigual (Apresente a fonte). E segundo Paul Fauconnet, em sua obra sobre a educação, (Apresente o título) é disposto que, (Sem vírgula) a base de uma sociedade é construída e formada de acordo como é repassado os ensinamentos da civilização antiga para a nova. Assim, é indubitável que a desigualdade entre os cidadãos é inalada pela má formação do subjetivo do jovem. Diante desses argumentos, pode-se elucidar a relação entre o estudante de família carente e o de família rica. Os primeiros abandonam os estudos para manter a subsistência das suas famílias (Cuidado com a generalização); e o segundo, frequentam as redes escolares, além de concluir o ensino superior por disporem de mais oportunidades. Essa disparidade, (Sem vírgula) ocasiona a subdivisão das pessoas no seio cultural, ou seja, na seara econômica e cultural.
Dessa forma, quando o estudante pobre e sem formação almeja ingressar no mercado de trabalho é impedido e questionado, (Sem vírgula) por não ter uma formação profissional compatível à profissão. Em outro lado, o estudante que teve oportunidade e se formou, obteve maior facilidade em almejar cargos de prestígio no contexto cultural. Com endosso, a isto, pode-se discorre sobre os dizeres do renomado Promotor de Justiça e Escritor de Minas Gerais, Rogério Greco, no qual dispõe que a injustiça social é visível de modo estarrecedor no Sistema Penitenciário, haja vista que 97% dos apenados não concluíram nem a quarta série, sendo que apenas 3% detêm algum curso superior. (Evite as generalizações)
Destarte, é inquestionável que a desigualdade social tendente na sociedade se perpetua por fatores educacionais. Desse modo, faz-se necessário que o Ministério da Educação conjuntamente com o Ministério da Justiça fomentarem políticas públicas, (Sem vírgula) com: (Neste caso não é necessário usar os dois pontos) o incremento de ONG’s para ajudar as famílias carentes com ensejo inibir a saída do jovem das redes educacionais sem a instrução necessária. Ademais, o poder legislativo deverá legiferar para que seja criada delegacias especializadas em todo território nacional, com escopo a coibir o trabalho, de adolescentes, proibidos por lei.
Comentários do corretor
"A problemática está na educação". O texto apresenta boas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |