A desigualdade social, uma das mais sérias problemáticas presentes no contemporâneo em todo o mundo, porém no Brasil o problema é mais acentuado que na maioria das nações do globo. (Reestrure o parágrafo de introdução. Apresente mais ideias que serão discutidas ao longo do texto)
Uma das principais causas da desigualdade no Brasil é o reflexo do impiedoso período colonial, tempo em que houve vasto uso de mão de obra escrava, importada da África, fato o qual a partir do momento histórico em que aprincesa a princesa Isabel assinou a lei Áurea, responsável pelo fim da escravatura brasileira, acarretou que os escravos agora libertos sofreram preconceito e rejeição social em praticamente todos os aspectos (Cite alguns desses aspectos), posteriormente os descendentes deste grupo, juntamento com outros cidadãos em situação econômica precária formaram as favelas e outras áreas carentes existentes atualmente.(Reestruture)
A segunda principal causa é a existência de um pensamento ideológico extremamente capitalista na cultura brasileira, o qual incentiva a população a visar o capital e o desenvolvimento financeiro de forma exagerada, sendo assim, (Sem vírgula) a maior parte do dinheiro permanece distribuído nas mãos de uma minoria de poderosos e burgueses, enquanto a grande maioria se vê obrigada a dividir o restante do capital entre si, também de forma desigual. (Reformule e desenvolva mais)
As principais consequências da desigualdade são, (Sem vírgula) o surgimento de áreas de extrema pobreza, onde há maior índice de criminalidade, consequentemente, gerando fome e precariedade de serviços básicos, segurança, saúde, saneamento entre outros.
Apresente a proposta de intervenção.
Comentários do corretor
Cuidado com as marcas de oralidade no texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 200 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |