Ao falar sobre desigualdade social no nosso país logo vem a mente fatores relacionados a renda e posição social, no entanto essa desigualdade apresenta também aspectos alusivos as questões econômicas, sociais, culturais e vai além. (Desenvolva mais o tema. Apresente a tese)
Entre as principais causas podem ser destacadas pontos pertinentes ao pré-modernismo e o próprio processo de modernização como a escravidão, o êxodo rural e diferenças sociais inferiores ao crescimento econômico da época, o aumento da miséria e a precariedade nas áreas de saúde, educação, moradia, segurança e qualificação profissional são reflexos disso. (Apenas expõe, não desenvolve)
Com essa disparidade entre crescimento econômico e desenvolvimento proporcional e igualitário em infraestrutura e recursos para a população, a desigualdade ganhou grandes proporções resultando em baixa escolaridade, desemprego e violência. (Desenvolva mais)
Nos últimos anos (Vírgula) programas sociais permitiram uma certa mobilidade social entre as classes, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) obteve números satisfatórios (Vírgula) mas em contrapartida (Redundância) o Índice de Gini que estabelece o grau de desigualdade de renda entre os países ainda esta longe do ideal.
Ao analisar os dados podemos ver como a desigualdade na renda e na educação afeta diretamente a qualidade de vida da sociedade, uma vez que não se tem acesso de qualidade à segurança, educação, moradia e saúde sem uma boa renda.
Um passo a se destacar na luta por igualdade está na mobilidade educacional, pois ela está conectada a outras esferas sociais, através da educação e políticas sociais que invistam nos habitantes poderá ser essa a medida a impulsionar uma sociedade mais igualitária a cada geração. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, mas não foram desenvolvidas. Discuta mais os argumentos apresentados no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |