No Brasil existe muitas coisas (Quais?) que rebaixam algumas classes da sociedade (Vírgula) e uma das principais é causada pela má distribuição de renda que é chamada de desigualdade social, e que faz aumentar cada vez mais os roubos por ter pouco e outros muito. (Desenvolvimento limitado. Apresente a tese)
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), (Sem vírgula) mostram que a Estrutura Fundiária do Brasil é basicamente muita terra na mão de pouca gente, ou seja, a maneira de como estão distribuídas organizadas e o tamanho da propriedade quanto à distribuição. Isso torna as classes que não possuem riquezas (Vírgula) que é a maioria (Vírgula)passarem por muitos problemas sociais, como não ter terras ou terrenos para cultivar algo e criar (?) fazendo que não tenha capital para poder construir e ter sua casa própria, gerando sentimento de pobreza e insatisfação. E mais uma questão pode ser citada como consequência, o custo de vida está se tornando cada vez mais caro e as famílias estão optando por ter apenas um ou dois filhos diminuindo cada vez mais a população infantil. As classes de baixa renda sofrem muito com isso, e quem recebe salário mínimo mal consegue sustentar sua família??????? (Reveja coesão e coerência) o que acaba acontecendo é que vendo uma pessoa com muitas riquezas é cobiçar o que ele tem e partir para lado violento, furtar e fazer coisas ilegais . (Ideias que estão presentes no senso comum. Reestruture)
Portanto ???????(Vírgula) medidas são necessárias para resolver esse impasse. Incentivo do governo ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) juntamente com os Sindicatos Rurais para usarem as terras desapropriadas e as consideradas não “produtivas”. Existem muitas terras nessa situação. Criação de mais programas sociais com o intuito de minimizar a pobreza e não dar espaço a furtos e violência ???????(Vírgula) que muitas vezes acontece pela vontade de ter e não poder. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Argumentos que estão presentes no senso comum. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |