Uma crise social - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 12/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social já existe no Brasil há muito tempo, um exemplo disso é a escravidão, que iniciou em 1530 no país, onde pessoas bem sucedidas mandavam em pessoas que não tinham condições para viver e tinham que se submeter a esse tipo de trabalho forçado. (Discussão limitada. Reestruture e apresente a tese)

Não é segredo para ninguém (Evite esse tipo de construção) que a desigualdade social acontece até nos dias atuais, isso acontece porque não existe uma igualdade de oportunidades, enquanto algumas pessoas têm condições de estudar em uma escola particular, onde o ensino é muito bom, outros têm que ir para uma escola pública onde em que o sistema de educação nem sempre oferece o necessário para o aluno.

Enquanto o aluno de escola particular tiver melhores condições de ensino do que o estudante de uma escola pública (Vírgula) a desigualdade vai continuar acontecendo, pois um tem mais chances de se formar e seguir uma carreira profissional do que o outro. (Limitado)

Visto isso, é preciso melhorar a qualidade em todos os setores, não somente o educacional (Vírgula) mas o profissional também.. (Observe o erro de pontuação) É impossível que a desigualdade social desapareça de vez no Brasil, (Sem vírgula) levando em consideração o desenvolvimento e a má distribuição de renda no país, mas pode ser que em alguns anos ela diminua e não seja um problema gritante no país. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-agumentivo. Além disso, elabore um projeto de texto antes de desenvolver a sua redações, pois isso auxiliará a estruturar as discussões ao longo do texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200