Desigualdade: um debate que merece atenção - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 11/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social no Brasil é um impasse secular e mal resolvido. Tantas foram as tentativas de governos populistas para sanar tal problema, que fracassaram porque eram apenas para tentar "tapar o sol com a peneira" e criar uma falsa ilusão de que ela está sendo reduzida, quando o que ocorreu é exatamente o contrário: ela aumentou muito desde 2002. A crise de 2015 deu uma leve diminuída neste mal, mas por que todos ficaram mais pobres, com menos recursos.


As políticas de igualdade e qualidade de vida estão fortemente atreladas à educação, que no Brasil segue um sistema pífio e fracassado: pobres pagam para ricos estudarem nas melhores universidades públicas (Cuidado com esse tipo de argumento). Esse sistema já recebeu várias críticas, inclusive de Barbara Bruns, diretora do banco mundial. A privatização de universidades públicas e a criação de um sistema de bolsas para alunos com menos recursos (tal como o ProUni) seria um meio para se alcançar a diminuição da desigualdade e colaboraria com o crescimento das instituições, uma vez que a iniciativa privada é mais eficiente que o serviço público ao gerir. A cobrança de mensalidade de alunos ricos também poderia ajudar a não só resolver parte do problema, mas também diminuir o sucateamento dos referidos centros de ensino.

Outra política feita de forma estúpida são as cotas. De fato, negros tiveram menos acesso à educação que brancos, mas não foram todos, contudo pobres sempre têm menos acesso à educação que ricos. Por este motivo, as cotas, no geral, deveriam ser de 60% das vagas, sendo a maior parte delas destinadas a alunos carentes e outra parte considerável destinada aos negros, já que seria injustiça excluí-los de tal sistema que tem, de certa forma, beneficiado uma parte deles (e que pode ser melhorado muito!). Algumas universidades, como a USP, por exemplo, passaram a adotar um sistema semelhante no SISU: a maior parte das vagas é para quem estudou em escola pública em determinados cursos, como o de Direito.

Por outro lado, não adianta só criar normas bem-feitas se não houver fiscalização. O hábito corruptivo está enraizado no sangue do brasileiro (Vírgula) e como diz Friedric Bastiat em "A Lei": “o homem tende a fazer o que é mais fácil: se roubar/falsificar for mais fácil que trabalhar, é isso que ele fará” (Reflita acerca dessa afirmação). Essa frase reflete o que muitos alunos com boas condições financeiras costumam fazer: falsificar documentos para burlar o sistema do ProUni. A conduta, chamada de falsidade ideológica, além de lesar o sistema educacional e os vestibulandos, é caracterizada como crime contra a fé pública, já que fere também a dignidade do Estado.

Dentre todos os meios usados para combater o problema da desigualdade, um merece atenção: educação. Ela é fundamental (Vírgula) e quando se investe nela, há uma transformação generalizada nas pessoas, além de fazer os indivíduos desenvolverem uma abordagem em relação ao mundo de uma forma muito mais completa e inteligente, fazendo, assim, com que todas as mentes busquem qualidade de vida e desenvolvimento social, o que aumenta o crescimento do país e reduz seus problemas.

Comentários do corretor


Alguns dos argumentos apresentados no texto estão presentes no senso comum. Apresente fatos e os discuta no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200