Quando Dom João VI atracou no Rio de Janeiro em novembro de 1807, Ele ele já encontrou um população pobre, sem educação, não alfabetizada e 85% escravos. Isso quer dizer que as desigualdades no Brasil já ocorrem desde de sua colonização. (Reestruture. Apresente a tese)
Nos Estados Unidos o que ocorreu foi uma colonização pacífica. Um povo que quis viver e desenvolver. Mas enquanto isso ocorria lá, aqui o Brasil era colônia de exploração. Portanto houve um grande atraso no desenvolvimento da classe brasileira. (Como assim? Reestruture)
Uma dessas consequências foi crescimento desordenado de populações sem acesso à educação, saneamento e moradia. Para tratar disso o Governo criou cotas de bolsas à para o ingresso das nas faculdades para assistir as populações carentes que em geral são negras (Como assim? Está confuso).
Entretanto (Vírgula) as desigualdades não atingem apenas os de raças diferentes. Os deficientes também sofrem muito com esse mal. Atualmente é reservado 3% de cotas para deficientes em concursos públicos com o fim de sanar as diferenças.
A causa das desigualdades no Brasil existe desde sua colonização. Enquanto as colônias do norte eram povoadas (Vírgula) a do Brasil era explorada. Todavia o Governo tem tomado medidas para assistir as populações mais carentes. O Brasil desenvolve devagar, mas se desenvolve. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, apresente e desenvolva as ideias no texto, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |