Desigualdade social é um termo usado para se referir ao nível de disparidade entre as condições de vida – como o acesso ao saneamento básico, saúde ou educação de qualidade – dos indivíduos que compõem uma sociedade. A desigualdade social é a maior característica das nações subdesenvolvidas, e não obstante, é o problema que mais assombra o Brasil. O Brasil que se apresenta hoje como o vigésimo país mais desigual do mundo (Reveja essa informação), segundo o índice Gini. É um problema que remonta desde o período colonial e possui consequências marcantes até os dias de hoje.
Não há como negar que a desigualdade no Brasil tem suas raízes na época da colonização pelos portugueses, já que todo o processo de formação da nação brasileira se deu com o uso de mãos escravas. Escravos que mesmo depois de libertos após a assinatura da lei Áurea, não tiveram melhora significativa em suas condições de vida. Um fato histórico que evidencia a falta de políticas públicas destinadas a esse recém formado grupo da sociedade brasileira. Portanto, a marginalização e exclusão dos escravos recém libertos é vista por diversos historiadores como a maior causa da desigualdade social no Brasil. (Por quê? Desenvolva mais)
Em uma sociedade tão desigual e com uma grande parcela de sua população situada na pobreza, (Sem vírgula) é previsível (Por quê?) a epidemia de violência em que o Brasil hoje sofre. Apenas em 2016, o número de homicídios ultrapassou a faixa dos 50 mil – número que coloca o Brasil no topo do ranking mundial. Outra consequência é a formação de favelas e periferias, locais que servem de antro ao tráfico de drogas. (Desenvolva mais os dois argumentos apresentados neste parágrafo, pois estão limitados)
Assim, torna-se evidente a importância da criação e da continuação de políticas públicas para combater a desigualdade social no Brasil. Primeiramente, é imprescindível uma maior intervenção na educação, tornando-a mais acessível, atraente, e principalmente, dando uma maior capacitação ao indivíduo para que ele tenha maiores oportunidades no mercado de trabalho (De que maneira?). Devido ao seu sucesso no objeto de reduzir as desigualdades no Brasil, é necessário a continuação e a ampliação do programa de renda mínima universal – Bolsa família.
Comentários do corretor
O texto apresenta ótimas ideias, mas precisam ser mais desenvolvidadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |