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A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 10/09/2017

Status:

Corrigida
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A desigualdade social aumentou a partir da consolidação do capitalismo. Segundo o famoso sociólogo Karl Marx, a desigualdade social era um fenômeno causado pela divisão de classes e por terem, nessas divisões, classes dominantes, estas se utilizavam da miséria para manter o domínio. No Brasil, esse tipo de desequilíbrio, (Sem vírgula) diminuiu nos últimos anos, mas continua sendo um problema de grande parte da população.

A partir disso, é importante perceber, (Sem vírgula) os principais causadores da desigualdade social. A falta de acesso à educação básica é caracterizada como fundamental para a população (Como assim "fundamental"? Desenvolva de modo mais "claro"). Outras condições são: os baixos salários, dificuldade de acesso aos serviços básicos de saúde, transporte público e saneamento básico. Motivos importantes colocam o Brasil em terceiro lugar no índice de desigualdade no mundo (Reveja essa informação), segundo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado em Julho de 2010 (Dê exemplos de pesquisas mais atuais)

A falta de investimentos em políticas sociais (Quais?), das poucas oportunidades de emprego para classes baixa e ausência de estímulos para o consumo de bens culturais, ocorre desordem no padrão de vida dos habitantes. O país é afetado pela pobreza, decorrente do aumento da criminalidade. Por consequência, desencadeia para outros fatores, (Sem vírgula) como a desigualdade econômica, de gênero e racial.

Portanto, diante de um cenário preocupante, fazem-se necessárias atitudes revolucionarias. O acesso à educação pública de qualidade, (Sem vírgula) que seja capaz de formar sujeitos comprometidos com interesses coletivos. A participação política, (Sem vírgula) formando leis, buscando conhecimento adequado para que sejam respeitados os direitos do cidadão e caminharmos junto com a democratização plena da sociedade. O desenvolvimento de uma nação depende de bons indicadores econômicos e sociais (Vírgula) e não apenas de um grande volume de produção industrial e econômico. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)

Comentários do corretor


Os argumentos são construídos de maneira superficial. Desenvolva mais as ideias apresentadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200