Pobreza. Fome. Desemprego. Tais conceitos estão intimamente ligados a distribuição irregular de bens dentro de uma sociedade. Em sua obra “O bicho” o poeta Manuel Bandeira trata dessa disparidade social ao comparar um ser humano a um bicho diante da situação desumana na qual este se encontra. Tal situação, transcende a literatura e se mostra presente em âmbito global acentuando-se nos países subdesenvolvidos, dentre esses o Brasil.
Em primeiro lugar, entende-se que a desigualdade social possui origens remotas, advindas do passado histórico brasileiro. À vista disso, observa-se heranças de uma colonização que marginalizou e oprimiu povos indígenas e africanos através da escravização e inferiorização de suas culturas em detrimento da cultura europeia. Após a independência do Brasil novos cenários foram observados, no entanto uma característica permaneceu, a cisão extrema entre indivíduos de acordo com classes sociais, essa divisão a qual provém de um desenvolvimento econômico mal planejado, (Sem vírgula) que restringe a mobilidade social (Vírgula) visto que privilegia grandes proprietários e incentiva a exploração da mão de obra.
Outrossim, sabe-se que a má distribuição de recursos na sociedade brasileira é também efeito da má administração pública. Diante dessa conjuntura, é fato que a desigualdade social no Brasil se manifesta em diversos âmbitos (Discuta mais), trazendo sérias consequências para várias camadas sociais. Porém, é necessário destacar a desigualdade econômica como base para tantas outras. A exemplo disso, sabe-se que o brasileiro que não possui condições para custear um plano de saúde tem acesso restrito ao atendimento médico devido a superlotação de hospitais públicos e ao número insuficiente de profissionais.
Entende-se, portanto, que a desigualdade social é um grande limitante para o desenvolvimento brasileiro, portanto medidas são necessárias para solucionar a problemática. Para tanto, é dever do ministério da educação promover uma reforma do ensino brasileiro, tal reforma deve visar o treinamento de professores através de cursos complementares (Sobre o quê?), além da melhora do espaço físico da escola afim a fim de garantir o aprendizado. Assim, o indivíduo poderá através da formação profissional melhorar suas condições de vida. Também, cabe a receita federal destinar mais recursos à distribuição de serviços de maneira igualitária, (Sem vírgula) através do saneamento básico, ampliação dos transportes e dos recursos de saúde.
Comentários do corretor
O texto apresenta ótimas ideias, mas algumas precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |