O problema está na má distribuição - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 10/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população brasileira (Redundância), embora nos últimos anos ela tem diminuído. Desse modo (Vírgula) percebe-se que não é um fato restrito, e que consequentemente precisa de atenção. Nesse contexto de desigualdade, há dois fatores que não podem ser negligenciados (Quais? Cite-os), as causas e as consequências desse problema tão corriqueiro e que abrange grande parte da população, seja de forma direta ou indireta.

Em primeira análise, cabe pontuar que a desigualdade social não tem só uma causa e não é um problema tão fácil de ser solucionado, pois abrange a falta de acesso à educação de qualidade, a política fiscal injusta, os baixos salários, a dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico. Comprova-se isso por meio do dia a dia, ao ver enormes filas nos hospitais, centenas de jovens nas ruas, famílias em verdadeiras situações de miséria, dentre muitas outras situações. Dessa forma, vê-se que uma das maneiras de diminuir esse rudimento é ampliar a conscientização de quem é posto nos grandes cargos do governo, pois é necessário muita honestidade para que se reduzirem os níveis de corrupção e consequentemente aplicar o dinheiro de forma correta, a busca de beneficiar a todos.

Ademais, convém frisar que mesmo que nos últimos anos a desigualdade no Brasil tenha diminuído, ainda é o oitavo país com maior índice de desigualdade econômica (Apresente dados que comprovem isso). E isso é muito preocupante tendo em vista as consequências, onde dentre elas pode-se citar favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. Muito embora os últimos governos tenham criado ações (Quais? Dê exemplos) para reduzir a desigualdade social, o caminho a percorrer ainda é longo, necessitando de constante atenção com relação às providências de fornecer escolaridade, segurança e saúde para que assim o país possa progredir.

Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É necessário que o governo invista mais nas pessoas, no sentido de mais oportunidade de educação, emprego, saúde a fim de que diminua a desigualdade no campo do mercado. (De que maneira isso é possível? Pois isso não está evidente no texto) Isso pode ser realizado por pretos do Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da saúde, aumentando o nível de fiscalização para que tenha-se certeza de que as verbas estão tomando o verdadeiros destinos. Além disso, é necessário que o Governo Federal, busque medidas mais eficazes para atenuar esse fato, pois é possível ver que houve um empenho grande na criação dos programas como Bolsa Família, da Previdência Rural, Brasil Alfabetiza, Saúde da Família, Mais Educação, (Sem vírgula) e outros, (Ponto final) Porém não é evidenciado os resultados desses programas, pois muitas vezes nem chegam às mãos de quem realmente precisa. Logo, pode-se-á afirmar que o problema da desigualdade social não é a falta de dinheiro para muitos, e sim o excesso nas mãos de poucos, e falta de fiscalização e honestidade.
 

 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas estão limitadas. Apresente fatos que possam evidenciar o problema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200