A desigualdade social existe em todos os continentes, porém é maior em países subdesenvolvidos como a China, Paraguai e o Brasil, que está 8° lugar no ranking como um dos países mais desiguais do mundo segundo os dados da ONU (Organização das Nações Unidas). No livro "O Cortiço", o autor Aluísio Azevedo narra as adversidades da população do final século XIX; (Vírgula) que vivenciava a miséria, as migrações e o desenvolvimento das pequenas cidades no Rio de Janeiro. (Apresente a tese. Desenvolva mais o tema)
Os fatores contribuintes para a atual situação do Brasil foi primeiramente o começo da colonização do Brasil na segunda metade do século XVI, no qual os senhores de engenho, que eram os donos da terra e dos meios de produção, ficavam com todo o lucro; (Vírgula) diferentemente dos escravos, que só obtinham o necessário a sobrevivência sendo esse um fator decisivo para a desigualdade social vivida até os dias dia de hoje. E a segunda é a corrupção dos governantes, (Sem vírgula) por meio de desvios de dinheiro, e dos civis por sonegar impostos, roubar, trapacear e o alto índice de desemprego. (Reestruture)
Como consequência, a precária assistência à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que muitas vezes não tem profissionais especializados ou disponíveis a educação desprivilegiada (Como assim?), professores despreparados e desvalorizados com salários baixos e o pouco incentivo aos estudos das crianças e os adolescentes pelas escolas e familiares; (Ponto final) Como efeito (Vírgula) o índice de reprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é de 63,64% principalmente em escolas públicas e a violência são resultados da desigualdade. (Reestruture e discuta mais as ideias, uma vez que não estão sendo desenvolvidas)
Uma sugestão para que o problema comece a ser (Use conjunções que expressem essa ideia) enfrentado seria a possibilidade do MEC (Ministério da Educação) melhorar o Ensino do país recorrendo a projetos de incentivo aos alunos (Vírgula) por meio das escolas e familiares (Vírgula) com a ajuda de professores, psicólogos e outros profissionais. A valorização dos professores por meio da na sociedade (Vírgula) oferecendo maior oportunidade de conhecimento e salários melhores. Mudar a partir de projetos o atual cenário dos Hospitais públicos do Brasil contribuindo com uma melhor estrutura e mais médicos especializados para atingir a demanda (Vírgula) e fiscalizações para que isso funcionasse na prática. Para que isso aconteça é necessário que haja punições severas para os políticos corruptos que assim poça ter a possibilidade de diminuir a corrupção ter mais empregos e construir uma sociedade mais justa. (Ideias confusas. Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite ideias do senso comum. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |