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A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 10/09/2017

Status:

Corrigida
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O ponto de partida da desigualdade social humana (Redundância) está estritamente ligada ao poder, ou seja, a lei do mais forte (Como assim? Desenvolva mais, pois a ideia está "incompleta"), desde os princípios da civilização. O homem primitivo sempre conquistou o seu lugar notório através da força, inteligência e combates. Uns obtinham as melhores partes da caça, melhores abrigos e as melhores companheiras para acasalar, embora outros padeciam com a fome ou morte nas batalhas entre si, gerando assim, (Sem vírgula) as primeiras desigualdades sociais na sociedade humana. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Em primeira análise, cabe pontuar que a desigualdade no Brasil é uma triste realidade (Vírgula) que, (Sem vírgula) embora nos livros de história seja retratada como algo de muitos anos atrás, é possível ver o aumento desse fato, fazendo jus à música do cantor Cazuza “Eu vejo o futuro repetir o passado”. Uma prova disso é a divulgação da pesquisa sobre os países mais desiguais do mundo, onde o nosso (Evite usar primeira pessoa) país ficou em 10º, segundo RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano), elaborado pelas nações unidas. Discussão limitada

Ademais, convém frisar que, (Sem vírgula) o O Estado também contribui para uma forma de desigualdade severa, aplicada em todos os níveis de classes sociais. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a corrupção devia ser um crime contra a humanidade, uma vez que, (Sem vírgula) recursos tão essenciais para pessoas em extrema pobreza sobrevivam, hospitais atendam com eficiência e escolas funcionem em tempo integral são extraviados, (Ponto final) Porém, o que podemos observar é uma política pública pútrida, representantes do povo (Vírgula) em geral, desviando verbas e fazendo acordos estapafúrdios contra à população (Reestruture, pois está confuso). Comprova-se isso por meio da pesquisa divulgada por vários jornais de repercussão mundial, como o EL PAÍS, que aponta o Brasil em 4º maior do mundo em corrupção, segundo o FEM (Fórum Econômico Mundial).

Destarte, medidas são necessárias para atenuar a problemática. É imprescindível que a população tenha conhecimento acessível para todas as classes, como as cotas, por exemplo, seria um bom começo ter um balanceamento justo da mesma (Use no sentido de igualdade), fiscalizada pelo povo e executada pelos representantes da sociedade. Além disso, é essencial que a população reveja os conceitos básicos de civilidade (Quais?), pois o país passa por uma crise ética e moral demasiada, (Ponto final) Afinal, políticos são o espelho de seus representados (Argumento falacioso), então buscar apenas a “reforma” de uma das partes não resolveria a situação, (Ponto final) Sendo assim, a libertação aconteceria com a educação, pois, (Sem vírgula) já dizia o digníssimo Dr. Enéas Ferreira Carneiro – (Sem travessão, use os dois pontos) “Somente o conhecimento liberta o homem”. Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismo exitoso que através de políticas de ético-moral mudará a situação atual da nação brasileira em longo prazo. (Reestruture)

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência, uma vez que o texto apresenta problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200