A desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade. Estudos afirmam que surgiu com o capitalismo, que tem a ideia de acumulação de capitais. (Desenvolva mais. Apresente a tese)
No Brasil, as áreas mais afetadas são Norte e Nordeste do país, porém a (Ipea) Instituto de pesquisa econômica aplicada apontam a diminuição da pobreza nos últimos anos. A falta de acesso à saúde, educação de qualidade, (Sem vírgula) e saneamento básico são as principais causas. Os movimentos televisivos (Como assim?) atuam para que a desigualdade brasileira se perpetue, o que já não basta os vários anos anteriores. (Reformule)
Isso acarreta consequências severas para a sociedade, (Sem vírgula) que sofre com a pobreza, miséria, desnutrição, desempregos e marginalização. O combate da à desigualdade deixa de ser responsabilidade nacional e sofre a regulação de instituições multilaterais, como o banco mundial. (Reformule)
Deve-se entender que sem o meio das autoridades democráticas, (Sem vírgula) não há como reduzir ou combater, precisa-se de reuniões com todos os países para melhorar o equilíbrio salarial, abordar sobre a paz mundial, (Sem vírgula) palestras de conscientização e o simples pensamento humanitário.
Comentários do corretor
Discussões baseadas no senso comum. Apresente fatos que serão discutidos no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |