Reconhecida internacionalmente, a Constituição Federal do Brasil traz inúmeras leis de suma importância para a manutenção de um Estado democrático, tal como o Princípio da Igualdade. Contudo, apesar da existência em forma de teoria, as diretrizes que o princípio prega falham na prática, tendo em vista a desigualdade social que se apresenta de diversas formas instaladas na nação. Diante dessa realidade danosa para a harmonia social, faz-se necessário analisar os principais fatores motivadores e os efeitos desse cenário de desequilíbrio na qualidade de vida dos brasileiros para (Vírgula) então, enfrentar a problemática.
É indubitável que a falta de políticas governamentais eficazes estejam entre as causas do problema. Nesse sentido, encontra-se a falta de acesso à educação de qualidade por parte da população, (Sem vírgula) que sofre com escolas não capacitadas estrutural e profissionalmente, afetando na formação dos estudantes. Ainda, têm-se a enorme disparidade em relação à distribuição de renda nacional, na qual grande parte da população recebe salários insuficientes para atender as despesas familiares. Sendo que, além disso, a dificuldade de acesso aos serviços básicos como saúde e saneamento tornam a desigualdade social no Brasil ainda mais evidente, sendo urgente a tomada de medidas (Quais medidas? Dê exemplos) que visem modificar esse cenário que contraria fundamentais princípios constitucionais (Quais? Cite alguns).
Em uma análise mais aprofundada, torna-se crucial aprontar as notáveis consequências dessa conjuntura para o corpo social. Dessa forma, o processo de segregação social se torna o efeito mais visível do processo, decorrente, principalmente, da pobreza, marginalização e favelização daqueles que sofrem com a falta de oportunidades necessárias para o crescimento econômico e para a efetiva mudança na qualidade de vida. Assim, a violência, em alguns casos, passa a ser o meio para alcançar modificações no contexto social, ainda que para isso a ilegalidade seja utilizada e um cenário de ameaça à segurança pública seja instalado.
Evidencia-se, portanto, que a desigualdade social no Brasil representa uma grande mazela para o Estado democrático e deve ser urgentemente combatida. Para isso, é dever do Governo Federal, em união com as esferas estaduais e municipais, promover o aumento da disponibilização de serviços públicos de qualidade, (Sem vírgula) por meio como através da implantação de sistemas de saneamento básico e da capacitação de unidades de saúde e escolares, aumentando o apoio financeiro para tais serviços. Além disso, é dever da sociedade, através de um trabalho contínuo e motivado por campanhas governamentais, tornar a comunidade mais coesa e diminuir a segregação social. Busca-se, assim, um Brasil em maior sintonia com a sua Constituição.
Comentários do corretor
O texto apresenta ótimas ideias, no entanto algumas precisam de mais desenvolvimento. Além disso, reveja o título. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |