Biologicamente, todos os indivíduos têm características e necessidades que os tornam únicos, (Ponto final) Partindo dessa perspectiva (Vírgula) à busca por uma sociedade, (Sem vírgula) na qual todos são tratados de forma igual já é um desafio. Apesar de tal empreitada ser difícil, o homem continua a tentar. Contudo, esse caminho no Brasil é difícil de ser seguido devido a uma influência histórica negativa e a um mecanismo quase imperceptível, o qual sustenta o cenário de nação desigual.
Os costumes elitistas, tais como só procurar atuar em benefício próprio e visar o lucro acima do bem estar do próximo, trazidos pelos pioneiros da colonização portuguesa, no século XV, forjaram o padrão de costumes da população de modo geral. Esses hábitos, (Sem vírgula) associados a um capitalismo que prega de maneira exacerbada que se deve consumir e ter cada vez mais bens construiu uma linha de pensamento a qual acentua a desigualdade social (A ideia citada anteriormente diz respeito ao capitalismo. Reformule). Além desse fator, é válido salientar que apesar de ser de conhecimento público, pouco, ou quase nada, é realizado para educar as gerações mais novas para resolver o problema discutido acima. (Reestruture)
De modo contraditório, a busca por igualdade gera um desnivelamento social ainda maior. (Sem ponto final, use a vírgula) uma vez que, (Sem vírgula) as demais camadas da sociedade querem se igualar a elite, em meio ao processo de empoderamento alguns indivíduos prejudicam de modo direto ou indireto a pessoas de outras classes (Como assim?). Tal luta de classes, (Sem vírgula) é estuda pelo filosofo alemão Karl Marx como natural (Vírgula) e estipula que o seu término apenas ocorrerá com o fim do capitalismo. Todavia, para um sistema econômico ser substituído demora um longo tempo, logo esperar para comprovar ou derrubar a tese de Karl Marx não é uma opção, pois os agravos podem atingir proporções irreversíveis.
Em análise do assunto abordado acima (Use conjuções conclusivas que expressam essa ideia), fica evidente que a mudança deve começar pela própria população, a qual deve renegar a tais hábitos de seus antepassados que levaram o Brasil ao quadro vigente . Para conseguir isso, as escolas devem passar a lesionar lecionar para as gerações mais novas sobre valores como: o auxilio mútuo e a preocupação com o próximo. Ademais, o Governo pode investir mais em verbas em programas de redistribuição de renda para auxiliar o povo conseguir atender suas necessidades. Outra resolução interessante é a de ONG’s envolvidas nesse contexto promoverem propagandas com o auxílio de personalidades ou marcas famosas para aumentar a visibilidade da questão. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Os argumentos apresentados no texto estão baseados no senso comum. Para evitar isso, apresente fatos que possam evidenciar o problema. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |