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A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 08/09/2017

Status:

Corrigida
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Na sociedade contemporânea, (Sem vírgula) emerge o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações sociais, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman. Encontramos-nos no ápice da globalização, contudo, (Sem vírgula) a desigualdade social continua sendo algo preocupante, tendo muitas vezes consequências irreversíveis. (Desenvolva mais o tema. Apresente a tese)

Em uma análise mais aprofundada, deve-se destacar que o Brasil é um país subdesenvolvido, (Ponto final) Segundo estudos, países não desenvolvidos são mais propensos a terem desigualdade social (Por quê? Desenvolva mais essa ideia no texto, pois está como uma informação "solta" no texto). Ademais, no quesito político o Brasil passa por uma turbulenta crise, roubos e desvios de dinheiro estão se tornando comum, além disso, de acordo com a OMS, boa parte dos casos de suicídio em nações subdesenvolvidas é a falta de estabilidade financeira.

Pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que o Brasil é o oitavo país mais desigual do mundo, desde os primórdios (Expressão cilchê) da colonização que o Brasil remete um país desigual, negros, índios e mestiços não possuíam direitos e muito menos possibilidade de ascensão financeira, para Rousseau a desigualdade tende a se acumular, desse modo logo percebemos qual parte da população é a afetada com essa herança. Aliás, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mesmo tendo maior participação (Em que?), negros só representam 17% da população mais rica do Brasil.(Problemas na construção de sentido. Reformule)

Por fim, constata-se que políticas públicas devem ser tomadas para garantirem a diminuição da desigualdade social em nosso país. Ao Estado, (Sem vírgula) fica incumbido o papel do aumento da fiscalização diante dos programas de ajuda financeira a população, evitando que o dinheiro que deve ser destinado a quem realmente precisa, acabe indo para pessoas financeiramente bem. No plano escolar, é indispensável que haja projetos e rodas de debates sobre medidas que podem auxiliar na diminuição da desigualdade no país, vale usar premiações de troféus e medalhas para incentivarem os alunos a estudar. Já no meio social, fica a cargo das empresas disponibilizarem um dado número de vagas para profissionais de baixa renda, oferecendo a eles cursos técnicos e preparatórios, possibilitando o crescimento profissional e pessoal do empregado. Afinal, combater a desigualdade é dever de todo nós, não só do governo. (Tipo de construção voltada ao senso comum. Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200