A sociedade contemporânea, (Sem vírgula) ainda, (Sem vírgula) sofre com a desigualdade social. Desigualdade essa causada por diversos fatores como a má distribuição de renda, falta de interesse de nossos governantes e a pouca participação dos cidadãos na vida política de nosso país. (Reestruture as ideias. Apresente a tese)
A desigualdade social é comum em países em desenvolvimento como o Brasil, no entanto não é uma explicação plausível para a continuidade da mesma (Use somente no sentido de igualdade). Percebe-se que um dos fatores que contribuem é a má distribuição de renda que se concentra nas mãos de uma minoria de nossa sociedade, enquanto a maior parte da população não tem, às vezes, nem o suficiente (Dê exemplos do que seria o suficiente). (Discussão limitada)
Outro fator é a falta de interesse de nossos governantes, pois muitos deles ganham a maior parte dos votos prometendo melhorias, justamente, para essa população mais necessitada e após serem eleitos não cumprem nem uma pequena parcela do que foi prometido nas campanhas.
Um dos fatores que mais contribui para a continuidade da desigualdade social, (Sem vírgula) talvez seja a pouca participação dos cidadãos na vida política de nosso país, visto que muitos vão às urnas por serem obrigados legalmente e posteriormente não acompanham, nem cobram o que foi prometido nas campanhas. (Reveja esse tipo de construção. Qual é o real problema? Reflita)
São várias as consequências dessa desigualdade como aumento da violência, o desrespeito aos direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal (Cite alguns), subemprego, dentre outros. (Discussão limitada)
Por fim digamos que a desigualdade social não é uma característica de países em desenvolvimento e sim um conjunto de fatores que precisam ser eliminados (Reveja essa informação). Para tanto, precisamos de uma sociedade com uma consciência política e de governantes que respeitem e busquem garantir à população seus direitos fundamentais. ???????(Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |