A desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza, fato constatado na maioria dos países (Dê exemplos). Isso gera um contraste econômico e social entre a população, pois apenas uma pequena parcela da sociedade detém a maioria dos recursos econômicos, enquanto que a maioria se ver obrigada a aceitar as migalhas destinadas a ela. (Apresente a tese)
Esse quadro de desigualdades sociais gera um processo de exclusão relacionado à moradia, educação, emprego, saúde e principalmente transporte e segurança (Desenvolva mais essa ideia). Entre outros aspectos de direito do cidadão (Reestruture). O salário mínimo brasileiro é uma vergonha (Evite esse tipo de construção), não dá para uma pessoa viver com dignidade ganhando, (937,00), um salário mínimo, novecentos e trinta e sete reais, imaginem uma família com dois filhos. (Argumentação falaciosa. Apresente fatos e os articule)
O pior de tudo é que mesmo recebendo esse valor mensal ele paga tudo igualmente a quem ganha o mais alto salário do país (Como assim? Reformule). A injustiça social é pior que a desigualdade (Como assim? Desenvolva essa ideia). O governo deve achar um mecanismo de no mínimo equilibrar essa balança, quem é renda mínima não pode pagar os bens de consumo igual ao que recebe mais. Os altos preços dos alugueis levam os mais pobres a viver em condições desumanas. Em barracos pendurados nos morros, sem saneamento básico, sem luz, sem água, transporte exatamente sem nada. O poder público não enxerga o trabalhador pobre de sua pátria. (Cuidado ao fazer algumas afirmações)
Diante de tal ocorrência, faz-se necessário uma distribuição de renda mais justa com vistas a proporcionar melhores condições de vida para a população, com um salário mínimo mais justo em torno de três mil e oitocentos reais, com moradias dignas em lugares seguros, com algum tipo de auxilio compras, para comprar alimentos mais baratos. O Brasil é um país rico só que é muito má administrado, ele tem jeito basta querer, como quer que uma região se desenvolva sem incentivos? Invista na alimentação que não gastará um tostão na saúde. Quem come bem, não tem doenças (Reveja essa afirmação). Todos têm o direito de comer, estudar, morar, trabalhar e viver dignamente e o governo o dever prover. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
A argumetação está baseada no senso comum. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |