Sem igualdade, sem crescimento - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 06/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desigualdade social no Brasil é uma pauta recorrente em meios políticos, levantamentos estatísticos e na mídia, num contexto generalizado. Mesmo caindo da 8ª posição em 2005, para a atual 10ª posição, no ranking de países mais desiguais no mundo, o fenômeno da desigualdade social é certamente um dos principais empecilhos do Brasil, (Sem vírgula)  no que concerne ao desenvolvimento humano, como mostrado em seu RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) e consequentemente afetando o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)(Reestruture as ideias apresentadas)

Não falta ao Brasil renda a ser distribuída ou capital a ser investido em prol coletivo. O que ocorre dentro do país (Vírgula) e que pode ser entendida como a maior causa da desigualdade social (Vírgula) é a má distribuição de renda. Em um país com pouco mais de 205 milhões de habitantes, estima-se que ganhem no máximo 4 ou 5 salários mínimos (?), enquanto que pouco mais de 1,6 milhões de pessoas ganhem mais de 10 a 160 salários mínimos. Isso causa letargia no crescimento econômico do país, visto que a riqueza se encontra na minoria da população, enquanto que a maioria tem de encontrar meios de sobrevivência, com no caso de 1 milhões de pessoas, segundo o levantamento da Receita Federal em 2016, de meio salário mínimo.

Outro ponto a se levantar é que é inviável dizimar (O quê? Essa referência não está evidente no texto) sem que haja mudança positiva nos âmbitos da gestão e políticas públicas. A Na questão da educação, por exemplo, o Brasil se encontra entre os 10 países com mais adultos analfabetos no mundo, segundo pesquisa da Unesco em fevereiro de 2017, além de que muitos abandonam a escola em anos iniciais, (Sem vírgula) para trabalhar e conseguir renda para a família; saúde em estado deplorável, (Sem vírgula) exposto na mídia a todo momento, mortes em hospitais por espera demorada de atendimento, a fome, consequência da má distribuição de renda, agregada a ausência de poder financeiro para adquirir alimentos necessários. (Desenvolvimento limitado. Discuta mais o problema)

O fim da desigualdade e da miséria se dará quando houver distribuição de renda igualitariamente, o que facilitará a ascensão social daqueles que se encontram estado de pobreza declarada, e estabilidade na economia, consequentemente, associado à aplicação devida de capital e investimento nos meios em que o coletivo mais necessita, para que o Brasil se livre da alcunha de subdesenvolvido. (Reestruture. Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrututa do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, elabore um projeto de texto para "amarrar" as ideias em todos os parágrafos. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200