Há um tema que é bastante pertinente no contexto social brasileiro. A desigualdade social é um mal que assola nosso país desde seu descobrimento e acarreta consequências até os dias de hoje. Em geral, a falta de estudo é o principal fator que proporciona todo o resto. O maior problema é que tudo funciona como uma engrenagem. Quem não tem acesso a um estudo de qualidade, em nível fundamental, não chegará a uma universidade, e assim não alcançará bons empregos, ficando sempre em desvantagem em relação a candidatos melhores preparados. (Reestruture as ideias. Apresente a tese)
A primeira coisa ( O que é coisa?) que precisamos ter em mente é (Evite usar primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo): estudar é necessário! As empresas não querem mais contratar candidatos que não têm um bom currículo. No mínimo, nível médio -e muitas vezes superior- completo. Então, podemos concluir que sem estudo não se chegará a lugar algum. Em contra partida contrapartida também se deve pensar se esse currículo, que é requisitado pelas empresas, poderia ser facilmente obtido por todos os cidadãos, a resposta é um sonoro: não! (Reestruture. Reflita: o que é preciso ser feito para que todos tenham acesso à educação de qualidade? Desenvolva essa ideia no texto)
Por outro lado temos as pessoas que já nascem nesse contexto: pais separados, e ambos sem oportunidade de estudar. Então, frequentemente, o jovem precisa trabalhar para ajudar a manter a casa e acaba por deixar o estudo de lado e é justamente aí onde ele sai prejudicado. Não há como culpar os jovens, afinal, eles precisam ajudar em casa. Infelizmente, essa é a realidade de muitos brasileiros. (Argumento falacioso)
Tudo isso funciona como uma engrenagem, (Sem vírgula) : quem não estuda, fica com as piores oportunidades nas empresas, com os menores salários e são tidos como “peões de obra”. No entanto, há aqueles que nadam contra a corrente e mesmo diante de tantas adversidades decidem por um futuro melhor e vão atrás de um estudo de qualidade e buscam meios de ingressar em uma universidade (Reflita acerca dessa afirmação). Esse cenário tem se tornado cada vez mais frequente, os programas sociais como FIES e ProUni estão impulsionando a carreira de muitos jovens, que por meio do estudo estão diminuindo essa desigualdade em nossa sociedade. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |