Sociedade capitalista no século XXI - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 06/09/2017

Status:

Corrigida
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Grande parte dos brasileiros é afetada são afetados pela desigualdade social. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o oitavo país com maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas. (Desenvolva mais o que será discutido no desenvolvimento do texto)

As dificuldades enfrentadas por este problema são desde a consolidação do capitalismo , onde a sociedade se dividia em duas classes: a burguesia e o proletariado. A burguesia era a classe dos donos de fábricas, os quais obtinham o capital e maior poder, sendo estes a minoria, enquanto o proletariado era a classe trabalhadora, que vendia sua força de trabalho à burguesia, em troca de um salário para sua sobrevivência, (Ponto final) Portanto, conforme o filósofo e revolucionário socialista Karl Marx :“Os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham”. (Discussão limitada)

Nesse contexto, é notório que em pleno século XXI ainda vivemos em uma sociedade capitalista, (Sem vírgula) devido essencialmente à má distribuição de renda e a carência de investimentos em políticas sociais (Quais? Dê exemplos), além da falta de acesso à educação de qualidade, (Ponto final) Em decorrência disto, as consequências da desigualdade social no Brasil podem ser observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização e violência, produzindo assim efeitos negativos no desenvolvimento do país. (Ideias boas, mas precisam ser reestruturadas)

Destarte, algumas medidas devem ser tomadas na solução dessa problemática. Cabe ao governo federal criar novos programas sociais que beneficie a população de baixa renda e investir na melhoria dos programas já existentes como o Bolsa Família e Brasil Sem Miséria, garantindo a todos uma maior acessibilidade, principalmente aos programas de acesso à educação como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), oferecendo um número maior de bolsas de estudos, pois de acordo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. 
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias pertientes ao tema, mas precisam ser reestruturadas. Reveja coesão e coerência. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200