A Organização da Nações Unidas (ONU), (Sem vírgula) registrou em 2005 que 0 o Brasil era a oitava nação mais desigual do mundo, cenário que progrediu e consequentemente ainda expressa a triste realidade do nosso país. Vários fatores contribuem para a desigualdade social da nossa nação,entre eles, (Sem vírgula) má distribuição de renda da população e nas áreas menos favorecidas (Reformule), incidem difícil acesso a educação.
Principalmente em países subdesenvolvidos como o nosso (Evite usar primeira pessoa), a concentração da classe alta, isto posto, quem tem uma condição e qualidade de vida melhor fica concentrada na minoria do povo brasileiro (Como assim? Reformule), como se fosse a pirâmide que representa o período do feudalismo, onde a base se concentrava nos servos e camponeses, o meio com o clero e no topo da pirâmide (Vírgula) sendo essa a minoria , ficava os donos de terras e a nobreza (Problemas na construção de sentido). Tal fato que pode relatar o que ocorre no Brasil, onde a maior parte da população portanto é a ''base'', deste modo são pessoas de classe média para baixa, vivendo na pobreza e em condições desfavoráveis, limitando seus sonhos e abrindo portas para ''o mundo do crime''. (Visão presente no senso comum. Reestruture as ideias apresentadas)
Outro ponto que vale ressaltar é o acesso para à educação que fica mais restrito as ´ as pessoas menos favorecidas (Por quê? Reflita acerca dessa colocação: qual é o verdadeiro problema em relação ao acesso à educação?). A mobilidade dos alunos as escolas, em equivalência com material didático e com a falta do educador, muitas das vezes não consegue atender de forma eficaz toda essa demanda de estudantes, gerando menor probabilidade de se concluir um ensino superior ou de conseguir uma situação mais estável, além disso criando caminhos para a violência. (Reestruture)
Para reverter essa atual situação do Brasil, precisa da parte do governo em ser mais justo e democrático, excedendo oportunidades como ''um todo'' por igual, seja no âmbito profissional, no educacional, na saúde, segurança, entretanto principalmente na economia, levando a atingir toda a população em massa, tais rendimentos que podem reduzir o nível de calamidade (Qual?). Na área da Educação necessita-se de ampliar a extensão de ensino, (Sem vírgula) para todas as crianças, adolescentes e adultos,implantar e fornecer transporte escolar gratuitamente para melhor a mobilidade para irem às escolas e centro educacionais,organizar e remanejar de forma positiva e eficaz profissionais da educação para atender todas as regiões do Brasil, juntamente com meios de estudos ,livros sala de pesquisas nas escolas e etc. E como já dizia o filósofo Immanuel Kant : "O ser humano é, (Sem vírgula) aquilo que a educação faz dele" (Em caso de citação uses aspas). Haja vista, (Sem vírgula) que um país bem adornado com princípios, igualdade e educação, pode ser (Vírgula) portando, a porta de saída rumo à mudança!
Comentários do corretor
Reveja coesão e coerência, pois o texto apresenta problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |