No filme "Casa Grande" é abordado uma rica família que está à beira da falência, na qual suas vidas mudam completamente, (Ponto final) O filme mostra como o pertencimento a uma classe social determina os lugares a serem frequentados: pobres e ricos estudam em escolas diferentes e se divertem em espaços de lazer distintos. E essa segregação espacial, tão bem explorada no filme, e? apenas um dos traços decorrentes da enorme desigualdade social no pais. Reestruture
Segundo pesquisas (Quais?), o Brasil está entre os 15 países com maior desigualdade no mundo, e ela se dar pela má distribuição de renda, falta de investimento em áreas sociais, culturais, saúde e educação, falta de oportunidades de trabalho, entre vários outros fatores. E com isso vem a acarretar várias consequências, (Sem vírgula) como marginalização de parte da sociedade, aumento dos índices de violência, criminalidade, pobreza, miséria, favelização, fome, desnutrição, mortalidade infantil, (Sem vírgula) e diferentes classes sociais. (Discuta mais, pois está limitado)
Conforme Aristóteles, os inferiores se revoltam, (Sem vírgula) a fim de que eles possam ser iguais, (Sem vírgula) aos que lhe são superiores. Esse é o estado de espírito que gera as revoluções De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a desigualdade entre as pessoas é muito grande e difícil das pessoas saberem lidar com ela, o que agrava suas consequências (Quais? Explore mais as ideias apresentadas no texto).
Infere-se, (Redundância) portanto, que a desigualdade é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, o governo junto com órgãos públicos devem implantar acesso à uma educação pública de qualidade, que atenda à realidade das populações envolvidas e seja capaz de formar seus sujeitos para uma ação política comprometida com os interesses coletivos, e que a população se interfira na dando sua opinião em audiências públicas ou representando suas comunidades nos espaços apropriados. (Reformule)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto estão limitadas. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |