A origem da desigualdade social na humanidade (Redundância) está diretamente ligada à relação de poder, (Sem vírgula) estabelecida desde o princípio dos tempos (expressão clichê), popularmente conhecida como a "lei do mais forte". O homem primitivo sempre teve seu lugar de destaque, constituído através da força e da inteligência, onde em que estabelecia domínio e liderança sobre os demais, gerando, assim, as primeiras relações de desigualdade social conhecidas no mundo. Com o passar dos tempos, a desigualdade social foi se tornando maior e mais complexa, (Sem vírgula) por englobar vários aspectos diferentes saúde, educação, etc.). No entanto, tais desigualdades trazem consequências negativas para população e medidas que busquem sua diminuição e consequente extinção são necessárias.
O Brasil foi um dos países que mais importo recebeu escravos da África (5,8 milhões) e quando os libertou em 1888 não ofereceu nenhum tipo de auxílio para realocá-los na sociedade, fazendo com que eles se submetessem novamente ao trabalho nas fazendas ou o buscassem na cidade, assim, surgiram os cortiços, lugares de exploração e com péssimas condições de vida. Seus moradores eram vistos como inferiores socialmente, trabalhavam por baixos salários e seus filhos não tinham direito aos estudos. Aluísio de Azevedo publicou em 1890 seu livro "O cortiço" como denúncia a tais situações. (Reestruture as ideias desse parágrafo, umas vez que apresenta falta de coerência)
Contudo, os anos passaram e as desigualdades persistiram, tendo em vista que uma das maneiras mais eficientes de combate à elas é o acesso à educação (Ponto final) No Brasil apenas 4,5% das escolas têm infraestrutura completa para beneficiar seus alunos (Vírgula) e ações do governo para garantir o acesso ao ensino superior aconteceram apenas a partir de 2009 (Reveja essa informação), com a adoção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) (Vírgula) associado a ações afirmativas como uma forma de ingresso nas universidades. Entretanto, muitas vezes (Vírgula) mesmo com um diploma superior em mãos (Vírgula) muitos profissionais ainda ganham salários inferiores, como homens negros e, principalmente, mulheres negras, ocasionado pelo preconceito cultural. (Reestruture as ideias apresentadas)
A desigualdade, portanto, está presente na sociedade desde seu início e deve ser combatida. Para isso, é necessário que o Governo Federal construa mais escolas e reforme as já existentes, garantindo assim uma educação de qualidade para seus alunos. Além disso, o poder Judiciário deve promover uma maior fiscalização das diferenças salárias por sexo ou cor, o que é proibido por lei (Evidencie isso a partir de um fato), punindo quem as prática pratica. Só assim o país caminhará para uma sociedade mais igualitária. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as ideias que são discutidas por meio de um projeto de texto. Continue exeercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |