A educação e a desigualdade social. - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 04/09/2017

Status:

Corrigida
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No Brasil, como em grande parte do mundo, a desigualdade social é um problema constante. Um dos fatores que contribuem para tamanho contraste é a falta de oportunidade para os indivíduos que não podem pagar uma boa escola para seus filhos e, (Sem vírgula) acabam se submetendo as péssimas condições da escola pública. Isso causa diversos infortúnios, entre os quais, a adoção da violência pelos mais necessitados.

É inegável que pequena parte da população brasileira tem condições de vida boa (Defina "condições de vida boa'' e explore essa ideia no texto). E eles querem ter pessoas para explorarem, fazer com que trabalhem muito e recebam pouco. No entanto, as boas escolas, no país, são as particulares e aquelas famílias que podem pagar os altos preços têm mais chance de crescer na vida e conseguir um bom salário. Já quem não pode, vai para a pública, onde não tem boas aulas e os professores não se esforçam para educar as crianças (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reflita). Essas pessoas vão trabalhar em locais que pagam pouco e assim, (Sem vírgula) continua o ciclo de exploração. (Argumentos falaciosos. Reestruture)

Como consequência, (Sem vírgula) gera a enorme violência presenciada diariamente pelos brasileiros (Qual? Explore mais essa ideia no texto). É uma forma de revolta daqueles cidadãos explorados que não veem outra possibilidade de possuir as boas condições dos ricos, fora roubá-los e sequestrá-los e assim, consegue o bom lucro. Coisa que nunca teriam oportunidade de ter com os empregos que lhe são disponibilizados. (Reestruture)

Portanto, para mudar essa situação, o governo deve desapropriar as escolas particulares, indenizar os donos e, padronizá-las ao mesmo nível elevado (Reveja essa colocação). Assim, o desejo de melhora vai ser maior, pois todos vão viver a mesma situação. Ademais, as pessoas devem ser conscientizadas por meio de campanhas, as quais serão feitas pelo governo, que a única forma de se dar bem (Marca de oralidade) na vida é estudar e se esforçar para garantir um bom futuro.

Comentários do corretor


Reestruture as ideias por meio de um projeto de texto. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200