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A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 04/09/2017

Status:

Corrigida
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No relevo atual (Procure outras maneiras de iniciar o texto) tem-se discutido sobre a desigualdade social e os impactos que ela incrementa no seio social. Nesse diapasão, o renomado Promotor de Justiça Rogério Greco dispõe que a disparidade no âmbito social irradia nos cidadãos aspectos de impunidade, injustiça, insegurança e pobreza. Malgrado vê-se que a principal causa dessa problemática estende-se a fatores sociais, em que ocorre a falta de investimentos na seara educacional e na saúde. Dessa maneira, é essencial uma reflexão, tendo em vista a vislumbrar aspectos positivos que ensejam a inibir essa realidade em prol de um Estado de Direito igualitário.

Segundo Paul Fauconnet (Vírgula) a educação é o meio primordial para os indivíduos pleitearem o desenvolvimento das suas personalidades, (Sem vírgula) e de conseguir almejar os seus objetivos no âmbito social. Assim, é fundamental que o Ministério da Educação conjuntamente com a Comunidade, fomentem políticas públicas (Quais?)para facilitar o ingresso do jovem nas redes educacionais, isto feito, transmitirá uma nova endoculturação tendente a desiludir o adolescente da prática de ilícitos. Em uma análise do exposto, pode-se enunciar (Vírgula) como exemplo, a escolaridade dos apenados no Sistema Penitenciário, sendo que apenas 3% concluíram o ensino superior e os outros 97% foram até a quarta série. Com intuito de acabar com essa desigualdade e injustiça, mesmo com a inércia do Estado, alguns cidadãos solidários implementam esforços na criação de fundações, como a do Criança Esperança, que atua para ajudar crianças e famílias que são abaladas com esses dados estarrecedores.

Preceitua também o sociólogo Durkheim que, (Sem vírgula) os indivíduos agem de modo coercitivo a ponto de exteriorizar e generalizar suas ações em uma sociedade, logo se vê o papel do coletivo em coibir atos que vão contra preceitos morais e étnicos. Realizando uma análise paradigmática, não podemos nos esquecer da importância do seio familiar na formação do subjetivo das pessoas, além do quanto uma educação errada (O que é uma educação errada?) pode externar atitudes perplexas nesses seres humanos (Quais?). Nesse contexto, pode-se discorrer sobre o fato notificado pelo fantástico, em que um jovem agrediu a professora com um soco. Fazendo-se um questionamento à mãe do adolescente sobre o porquê o filho dela fez aquilo, ela argumentou que o pai do garoto á à agredia constantemente na frente do jovem (Tente outra estratégia argumentativa, uma vez que essa não abrange o problema).

Destarte, é visível que a desigualdade social se coaduna diante da inércia, ou seja, a falta de empenho do Governo Federal em dispor de verbas para o sistema educacional. Assim sendo, faz-se necessário o Ministério da Educação pactuar com o setor privado para incrementar bolsas aos estudantes (Isso já existe). Além disso, deve ser realizado a criação de um novo programa educacional que visa ajudar pessoas carentes a terem acesso ao ensino superior. Ademais, o quarto poder, ou seja, a mídia (Vírgula) por meio dos seus telejornais ensejará esforços de maneira a demostrar a realidade da estrutura escolar, a fim de prover maiores investimentos na reformulação dessas unidades. Sendo feitas essas políticas públicas, a função social estará em prática, haja vista que a desigualdade social ficará inibida diante da mudança cultural das pessoas.
 

Comentários do corretor


O texto possui boas ideias, mas limitadas e, em alguns momentos, incoerentes. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200