Apesar de ser um país rico em recursos naturais, o Brasil apresenta problemáticas cada vez mais enraizadas no que tange à questões de desigualdade social. Diante de inúmeras adversidades enfrentadas pelos brasileiros, nota-se a má distribuição de renda para a população e o descaso por parte dos governantes. (Desenvolva mais as ideias no parágrafo de introdução)
Em primeiro plano, é necessário enfatizar que as regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e Nordeste, tendo em vista que as mesmas (Use somente no sentido de igualdade) possuem os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Logo, as principais causas dessa desigualdade estão ligadas à baixos salários e a falta de acesso à educação de qualidade, principalmente nas regiões mais precárias do país (Quais regiões?) onde há uma maior visibilidade da má distribuição de capital. Além disso, as famílias que detêm de baixas rendas salariais para sobreviver, encontram dificuldades com exclusões sociais por não terem boa educação, alimentação dentre diversos fatores provocados pela falta de dinheiro (Como assim? Desenvolva mais essa ideia).
Vale salientar que as autoridades são os principais causadores desse processo, visto que a participação do Estado é essencial para acabar com quaisquer tipos de desigualdades, mesmo não havendo a atuação devida para os benefícios sociais que a sociedade precisa (Quais benefícios? Cite-os no texto). As consequências desse crítico quadro social resultam em desempregos, violência e pobreza cada vez mais presentes na vida dos cidadãos afetados pelo desdém desses locais.
Faz-se necessário, portanto, a criação de movimentos e ONG's direcionadas à projetos sociais, (Sem vírgula) juntamente com o governo municipal. É importante também a ação participativa da comunidade através de associações dos bairros e, em especial, o investimento em escolas públicas executada pelo Ministério da Educação (Vírgula) e uma maior facilidade de acesso para criaças e adolescentes, gerando oportunidades e uma vida digna para esses cidadãos. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
O texto apresenta ideias interessantes, mas precisam ser estruturadas. Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |