A discrepância da realidade - Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 03/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto histórico, a desigualdade social no Brasil esteve presente desde a escravidão, (Sem vírgula) quando negros vindos da África como mão de obra barata eram posicionados em condições de vida desumanas, e sofriam com discriminação e inferiorização de sua raça. (Apresente a tese. Desenvolva mais a discussão no parágrafo de introdução)

Na atualidade, a desigualdade social no Brasil continua sendo um problema sobre diversos aspectos, principalmente sobre a desigualdade econômica.

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 2005 o Brasil era o oitavo país mais desigual do mundo.

Esta situação reflete o subdesenvolvimento do Brasil que possui como principais consequências a falta de recursos (Quais recursos?) para grande parte da população devido a má distribuição dos mesmos (Use somente no sentido de igualdade), dessa forma gerando uma série de desequilíbrios tanto em aspectos econômicos como culturais (Quais? Desenvolva essa ideia no texto).

Entretanto (Vírgula) muitos problemas dificultam a resolução deste impasse (Vírgula) como a falta de um planejamento econômico coerente, assim como a ausência de oportunidades e formação qualificada para esta parcela da população. (Ideias limitadas)

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.

É primordial que o Ministério da Fazenda em parceria com o Ministério do Desenvolvimento execute um projeto de lei para o Congresso aprovar, como o objetivo de gerenciar e distribuir uniformemente os subsídios à população que sofre de sua deficiência. Assim como o investimento na educação por parte do Ministério da Educação para garantir qualificação à população de classe baixa, com o objetivo de aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho, pois de acordo com o que o filósofo Immanuel Kant disse (Dois pontos) " O ser humano é aquilo que a educação faz dele". (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que apresenta pouco domínio. Além disso, elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, pois é uma estratégia fundamental para organizar as ideias que serão discutidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200