Hoje, no século XXI, (Redundância) as desigualdades estão presentes em todos os países do mundo (Vírgula) e é maior são maiores em país países em desenvolvimento. O principal fator responsável pela desigualdade é a falta de educação e de qualidade e de tecnologia de ponta. (Desenvolva mais o tema no parágrafo de introdução)
Se compararmos (Evite usar primeira pessoa) o Brasil aos Estados Unidos, perceberemos que o brasileiro ganha bem menos que um americano. E que, se esse brasileiro for trabalhar nos Estados Unidos, ganhará bem mais. Mas isso não quer dizer que os americanos são superiores aos brasileiros ou que os brasileiros são ignorantes em relação aos americanos. (Reestruture essa ideia, uma vez que o foco é da desigualdade existente no Brasil)
Segundo Von Mises (Dê informações dele no texto), os americanos ganham mais por que produzem mais do que os brasileiros, pois seus equipamentos tecnológicos são mais desenvolvidos do que os do Brasil. Aqueles que possuem instrumentos tecnológicos desenvolvidos podem realizar, em uma hora de trabalho, muito mais que aqueles que, também durante uma hora, trabalhe com instrumentos menos qualificados e menos eficientes.
As desigualdades sociais trazem sérios problemas para o Brasil. Como as escolas públicas não são de qualidade, o aluno da escola pública acaba deixando de estudar por não ter como competir com o aluno que estuda na escola particular, assim ele acaba entrando no mundo das drogas e do crime (Argumento falacioso). As meninas, que abandonam a escola, muitas vezes engravidam e, assim, não têm condições de dar boas condições de vida para a criança, como educação e saúde e, com isso o ciclo se repete, e as desigualdades sociais disparam. (Reformule e apresente dados que comprovem os seus argumentos)
O jovem brasileiro precisa é de oportunidade (Que tipo de oportunidade? Deixe essa ideia evidente no texto). O governo deve investir em educação de qualidade, para formar cidadãos aptos a trabalhar e/ou desenvolver novas tecnologias. É preciso que sejam adotadas medidas públicas (Quais?) para a inserção desse jovem no mercado de trabalho, para que ele possa (?) dessa situação de vulnerabilidade e trabalhar com dignidade. (Desenvolva a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
O texto apresenta boas ideias, no entanto precisam de mais desenvolvimento e, sobretudo, de um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |