- Banco de redações


A desigualdade social no Brasil: causas e consequências

Enviada em: 03/09/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ano de 1500 foi marcado pelas grandes navegações e descoberta de novos continentes. A partir de então, muitos países se beneficiaram com tais expedições, enquanto outros serviram de meros abastecedores de riquezas e, consequentemente, carregaram marcas profundas que se refletem hoje na chamada desigualdade social. Nesse contexto, vale ressaltar que tal disparidade social tem resquícios históricos e culturais, isto é, marcas do colonialismo que atualmente se refletem na desigualdade de distribuição de riquezas.

Em primeira instância, cabe pontuar que o fenômeno da desigualdade social se acentua, principalmente, em países subdesenvolvidos (Dê exemplos) tidos como colônias de exploração no período colonial. Comprova-se isso pelos altos índices de desigualdade de renda que os países em desenvolvimento apresentam, como o Brasil (Vírgula) que em 2005 ocupava o 8º lugar dentre as nações mais desiguais, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Isso se deve pelo processo exploratório que o país sofreu a partir do século XVI, uma vez que foi retirada grande parte de sua riqueza natural, tais como matérias-primas (Quais?) para as metrópoles exploratórias exploradoras (Quais? Dê exemplos) e, consequentemente, o desenvolvimento das colônias era deixado de lado, resultando no crescimento tardio.

Ademais, convém frisar que as consequências da desigualdade se dão por diversos modos, ou seja, ocupam campos distintos como de renda e gênero. A primeira se revela nas disparidades de salários nas diferentes funções de trabalho, como por exemplo, as atividades que residem no campo da política ou direito são bem mais remuneradas do que professores ou operadores de máquinas em fábricas (Reflita acerca dessa colocação). Enquanto o de gênero ainda é uma realidade e as diferenças salariais entre homens e mulheres ainda são nítidas, tido, portanto, como uma questão cultural (Dê exemplos desse tipo de situação). Sendo assim, vê-se a necessidade de se desconstruir essa visão cultural (Qual? Essa ideia ficou muito vaga. Desenvolva mais) por meio da educação, além de também superar essa herança colonial, bem como ampliar uma visão mais social e menos individualista (Desenvolva essa ideia de "individualismo no texto).

Destarte, urge a necessidade de medidas para atenuar a problemática causada pela desigualdade social. Primeiramente, é preciso um maior investimento interno no país, por meio de investimentos (Use sinônimos) do Estado na área da agricultura e pecuária, grande potenciais do Brasil que podem alavancar melhor a economia e, concomitantemente, recuperar o buraco deixado pela colonização, podendo beneficiar mais pessoas e diminuir o abismo entre ricos e pobres. As escolas, por sua vez, devem incluir na sua grade curricular toda a questão cultural em relação aos diferentes gêneros e suas oportunidades, a fim de desconstruir essa visão de desigualdade que há entre eles, especificamente no campo do trabalho. Feito isso, poder-se-á corroborar a célebre frase do escritor, (Sem vírgula)Paulo Freire: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimas ideias, mas precisam ser mais exploradas. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200