A reforma que necessita ser reanalisada - Banco de redações


A reforma trabalhista: uma solução ou um problema?

Enviada em: 17/08/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mercado de trabalho brasileiro mudou radicalmente desde 1943, quando foi sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Porém sendo considerada ultrapassada para os dias atuais, foi aprovada recentemente pelo presidente Michel Temer uma reforma trabalhista, (Sem vírgula) onde as mudanças tornam a legislação menos rígida e mais sintonizada com as necessidades do século XXI. Contudo (Vírgula) é necessário reflexão em muitas alterações propostas (Vírgula) dentre elas, (Sem vírgula) a jornada de trabalho podendo chegar a 12 horas e o fim da contribuição sindical obrigatória. (Boa introdução)

Em primeira análise, cabe pontuar que nenhum ser humano é capaz de trabalhar 12 horas e ter uma vida considerada saudável. Profissionais da área da saúde afirmam que a carga horária ideal de trabalho é de 6 a 7 horas (Exponha fatos sobre isso para que seu argumento seja válido). Se uma pessoa trabalhar 12 horas, ela não terá que fazer escolhas do tipo: me alimentar ou dormir?. Sem ponto final (Como assim? Reveja esse tipo de construção) Dessa forma (Vírgula) vê-se que essa alteração não foi um avanço, tendo em vista que um ser humano cansado não rende tanto. Freud, um grande psicanalista, dizia: "Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto". Todavia, diante dessa reforma não haverá conforto, já que a depender dos acordos (Dê exemplos) não existirá lazer, conforto, descanso. (Desenvolver mais a discussão por meio de fatos)

Ademais, convêm convém ressaltar que se a pessoa trabalha mais, consequentemente ela recebe mais, então intentando-se a isso, foi desnecessário o fim da contribuição sindical obrigatória, uma vez que uma boa parcela de trabalhadores se encontra insatisfeita com essa reforma, não irão querer contribuir. No entanto se esquecendo que mais tarde podem precisar. Logo poderia até ser revista a proposta feita por o deputado Bebeto (PSB-BA) de ser obrigatória ao menos nos três primeiros anos. (Reformule)

Portanto, medidas são necessárias para atenuar essa problemática. É imprescindível que seja reanalisada essa reforma, a fim de que os brasileiros possam ter participação nas escolhas para o seu futuro, para que assim não se sintam pressionados a apenas seguir o que lhe é imposto. Isso pode ser realizado pelo governo por meio de consultas públicas via internet, como foi feito pelo Ministério da Educação para as devidas mudanças no Enem. Além disso, seria necessário que os deputados se colocassem no lugar da massa afetada (Tipo de construção "romântica"), no caso os trabalhadores, na hora da votação, pois nunca se sabe do amanhã, e pelo que se aparenta eles só estão pensando em si, quando dizem "sim" a algo que nem analisaram minunciosamente. Antes de aprovar algo é preciso que se pense no bem estar do próximo.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200