A questão trabalhista originou-se desde os tempos de escravidão, onde foi se aprimorando e desenvolvendo ao longo do tempo. Nos dias de hoje sabemos que o trabalho virou uma necessidade de sobrevivência para o ser humano, pois através dele que vem-se recursos para satisfazer as necessidades cotidianas. O povo brasileiro presenciou nos últimos dias uma reforma trabalhista que já foi aprovada pelo presidente Michel Temer. (Organize as ideias. Apresente a tese)
Entretanto (Vírgula) o grande temor do povo trabalhador brasileiro é se realmente esta reforma irá trazer melhorias para o empregado e não satisfazer somente o empregador. Dentre as novas leis trabalhistas, uma delas é o aumento da jornada de trabalho, aumentando de 8 para 12 horas diárias diminuindo assim o horário de almoço do trabalhador para 30 minutos, isso faz com que o povo tenha um trabalho muito exaustivo. Um outro fator é o banco de horas, onde o empregado não receberá aumento no salário por horas extras, mas sim ganhara "folgas" e isso já é uma vantagem para o empregador (Vírgula) pois ele pode escolher um dia qualquer para dar a folga de seu funcionário. (Desenvolva mais as ideias apresentadas, visto que estão limitadas)
Contudo (Vírgula) a Consolidação das Leis Trabalhistas(CTL) alega que a reforma foi feita, (Sem vírgula) para se atualizar ao século 21 e a economia atual. Essa reforma foi espelhada em um modelo vivenciado na Europa onde não deu certo (Por quê? Explique no texto), então fica a dúvida se aqui no Brasil um país menos desenvolvido irá ser uma solução. (Discussão limitada)
Medidas são necessárias para um melhor esclarecimento da reforma á a sociedade trabalhadora, pois essas leis renovadas (Vírgula) pelo que vemos (Vírgula) dão vantagens ao empregador, e faz o empregado trabalhar muito mais sem muitos recursos. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é estruturado. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |