O mundo assiste a um cenário triste na Europa: a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Pessoas que fogem de seu país de origem para tentar sobreviver e acabam até mesmo morrendo no caminho, como foi visto na foto chocante do menino encontrado em uma praia após um naufrágio, enquanto outras encontram um lugar para viver e acabam sendo rejeitadas pela sociedade. (Apresente a tese)
É difícil para os países que recebem tantos imigrantes em massa (Vírgula) porque não estão preparados economicamente para abrigar tantas pessoas em tão pouco tempo, mas também é extremamente duro para esses refugiados que abandonam seu país, perdem familiares e ainda acabam por sofrer xenofobia no país que se refugiam. Alguns países, a exemplo do Estados Unidos, veem a solução em muros para evitar movimentos migratórios, enquanto outros decidem acolhê-los.
Esse é o caso do Brasil, onde os principais imigrantes são os Haitianos. A maior causa disso é o acolhimento humanitário que o país adota integrando-os na sociedade, oferecendo emprego formal e concedendo a documentação necessária. Isso possibilita a mudança de vida dessas pessoas que, em seu país de origem, sofreram alguma instabilidade institucional, calamidade ou violação dos direitos humanos (Dê exemplos dessa situação).
Portanto, é extremamente necessário que os países que recebem imigrantes os integrem à sociedade, permitindo não só o crescimento econômico do país, mas como também a mudança de vida dessas pessoas, fazendo com que assim todos saiam ganhando. Além disso, é preciso que promovam campanhas contra a xenofobia, reforcem a igualdade institucional, a tolerância e celebração a outras culturas. (Dê exemplos do que pode ser feito, pois a proposta de intervenção está limitada)
Comentários do corretor
"Acolhimento social".
O texto apresenta ótimas discussões. No entanto, precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |