É possível afirmar, (Sem vírgula) que os emigrantes que estão fugindo de guerras, fome.... (Vírgula) ao chegarem ao país de destino, encontram problemas como xenofobia e dificuldade de adaptação ao local. (Apresente a tese)
É indubitável, (Sem vírgula) que devido as guerras ocorridas no Oriente Médio, o número de refugiados está aumentando e os destinos mais procurados são da União Européia (Por quê? Fale sobre isso no texto). Recentemente, a Inglaterra desvinculou do bloco, uma vez que não aceita as medidas necessárias (Quais?) para receber essas pessoas.
Segundo o portal EBC, o imigrante (Vírgula) ao chegar no país de destino, sofre com a xenofobia, que é caracterizada como preconceito ou aversão ao que vem de fora. Vale ainda destacar, (Sem vírgula) que há dificuldade para adaptar à língua,cultura... etc. (Discussão limitada)
Dessa forma, portanto, (Redundância) os Estados devem intervir diretamente para regulamentar a entrada de refugiados nos países e criar políticas públicas para que se estabeleçam com qualidade de vida. Com a finalidade de diminuir a xenofobia, a mídia, através de outdoors e propaganda, deveria revelar os motivos que levam essas pessoas á a emigrarem, possibilitando assim uma harmonia entre os imigrante e os nativos. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, uma vez que está limitada)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |