O mundo tem enfrentado a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, em que milhares de pessoas são afetadas por guerras civis no Oriente Médio e desastres ambientais no Haiti, sendo obrigadas a imigrar para outro país, sofrendo com diversos problemas e preconceitos. (Apresente a tese. Reformule o parágrafo de introdução)
Entre eles, (Sem vírgula) existe a resistência dos países em recebê-los, por exemplo, o governo húngaro não os aceita, usando o discurso de querer “defender a cultura da Hungria e da Europa”. Essa xenofobia, que é o preconceito, aversão ou discriminação às pessoas oriundas de outros países, também é praticada por cidadãos, como o grupo anti-imigrantista “Polícia de Odin”, na Finlândia. (Discussão limitada)
No entanto, essa aversão pode ser amenizada ao informar mais a população que os recebe sobre os motivos dessa imigração (Quais motivos? Cite-os), mostrando que o fechamento das fronteiras resulta em mais desesperança e morte para os refugiados. É importante que as Organizações das Nações Unidas (ONU) relembrem aos Estados que, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a um nível suficiente de saúde e bem-estar, (Sem vírgula) com alimentação, alojamento, vestuário e assistência médica. (Vírgula) e E que negar o acesso à esses direitos é um crime contra a dignidade humana.
Além disso, muitas pessoas que conseguem adentrar os países não são legalizadas e acabam sendo contratadas por salários baixos e jornadas de trabalho excessiva, como tem acontecido com os haitianos no Brasil. Por isso, a legalização dessas pessoas ajuda a garantir seus direitos e beneficia o país, que poderá usufruir do conhecimento e da técnica desses profissionais, que na maioria das vezes são capacitados, auxiliando na economia nacional.
Portanto, a informação, a exigência do cumprimento dos Direitos Humanos e a legalização desses refugiados podem ser tentativas para resolver essa complexa crise. É necessário que os Estados e a população em geral, tenham atenção com essas pessoas, sabendo que a falta de empatia e cuidado com elas resultará em mais sofrimento e mortes. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, faça um projeto de texto, uma vez que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |