Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Moderna sociedade primitiva

Banco de Redações

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Redação enviada em 21/07/2017 22:58

PUBLICIDADE

Hoje, apesar de sofrerem diversos tipos de violência, as famílias de migrantes refugiados ainda se deparam com outro sofrimento: a xenofobia nos países de destino. Os motivos para tal rejeição, na maioria das vezes são os mesmos, resumem-se na ignorância e falta de empatia com o próximo. (Reformule e apresente a tese)

Analisando em uma esfera prática, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) o número de refugiados vem aumentado exponencialmente a cada década. Um exemplo disso é a Síria que hoje já conta com cerca de 5 milhões de refugiados. Essa população, assim como as outras, apesar da dificuldade de deixar seu lugar de origem, de um trajeto hostil e de incertezas, ainda são vítimas de atos xenofóbicos. Um fato que prova isso é a grande restrição da Europa à refugiados do Oriente Médio. Por outro lado, nos Estados Unidos, Donald Trump anunciou a construção de um muro na fronteira com o México. Destarte, compreende-se que essas ações são ignorantes e colocam em segundo plano o direito à vida.

Tal ignorância se comprova quando muitos não sabem que um grupo terrorista de um país não representa toda uma população, nem mesmo toda uma religião, como acontece, respectivamente, com a Síria e o Islamismo. Além disso, basta entendermos que é vantajoso para o país integrar uma população como a Síria, por exemplo, que detém no quadro de refugiados 21% das pessoas com nível superior, segundo afirmou a ONU. Além do que, (Sem vírgula) essa atitude, a longo prazo, aquece o mercado, aumenta o PIB (Produto Interno Bruto) e dinamiza a Econômia economia. É válido também as pessoas serem mais empáticas e receptivas, pois ninguém está isento de uma situação de calamidade um dia.

Uma solução para tal problema, (Sem vírgula) é o acolhimento dos refugiados em grupos de ensino de idiomas em Universidades Públicas. Isso diminui a dificuldade do aprendizado com o novo idioma e ajuda na interação social e inserção deles no mercado de trabalho. Já a receita desses grupos de apoio seriam adquiridas em campanhas de doações via redes sociais em todo o país. Além, claro, de campanhas de conscientização a cerca acerca do tema.

Portanto, a informação aliada à humanidade são essenciais para extinguirmos a xenofobia e, assim, nos tornamos uma sociedade moderna menos primitiva. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola