Uma consequência do sedentarismo do homem foi o crescente sentimento de posse sobre terras, objetos e até mesmo pessoas, gerando inúmeros conflitos. Com os limites geográficos estabelecidos para delimitar países, as guerras por terras diminuíram, mas o mundo presencia agora conflitos silenciosos enfrentados por pessoas que tentam sobreviver em meio a um povo desconhecido. Observa-se, então, que os imigrantes não possuem ainda o apoio necessário das nações vizinhas. (Reformule as ideias, pois estão confusas)
Em meio a focos de guerra presenciados no Oriente Médio, países vizinhos têm recebido um grande contingente de imigrantes, impedindo muitas vezes a entrada. Apesar de organizações mundiais que defendem os direitos humanos, como a Organização das Nações Unidas (ONU), interferir nessa situação, muitas pessoas continuam perdendo a vida em imigrações ilegais ou vivendo a margem da sociedade por não terem oportunidades no país de destino.
Além disso, existe a xenofobia, que apesar dos imigrantes possuírem mão de obra qualificada que colabore com o país , impede que a população do país acolha os imigrantes. Isso se deve a diversos motivos, entres eles, o receio de estarem perdendo recursos ou oportunidades para um povo desconhecido.
Sendo assim, é essencial que as nações ofereçam o apoio necessário a esses imigrantes para tornar ainda mais fácil a sobrevivência desses povos antes mesmo de chegarem ao seu país de destino. A conscientização da população do país de destino é fundamental, utilizando para isso a mídia e núcleos tecnológicos para a realização de uma ficção que aborde a dificuldade sofrida por imigrantes. Além disso, é necessário a colaboração de países desenvolvidos promovida pela ONU, para que todos recebam proporcionalmente a mesma quantidade de imigrantes, oferecendo ainda capacitação e recursos financeiros, assim como é realizado na Alemanha. Desta forma, é possível a prática colaborativa de defesa aos direitos humanos.
Comentários do corretor
Veja outros pronomes relativos para evitar o queísmo no seu texto. Além disso, articule mais as ideias apresentadas ao longo do desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |