Ao decorrer dos anos percebemos claramente o aumento de imigrantes e refugiados em diversos países, (Ponto final) Eles vivem em busca de sonhos, oportunidades e melhores condições de vida (Vírgula) mas caminhando ao lado está a xenofobia -preconceito,antipatia a pessoas estranhas ou de fora do seu país de origem- que é a realidade que muitos passam ao viverem atrás de suas metas e objetivos em outros continentes.
No olhar da maioria (Qual maioria?), eles não são nada a mais que pessoas infelizes e descontentes com o país em que habitam (Ponto final) Mas normalmente quem obtém essa visão é a população de países desenvolvidos, onde as crises são poucas, a economia estável e as condições de vida excelente. (Discussão limitada. Articule e dê exemplos)
Para compreendermos melhor, o imigrante ou refugiado ao tomar a iniciativa de sair de seu país e mudar-se para outro, já está tomando uma difícil decisão (Vírgula) pois ele não deixa somente a sua casa para trás (Vírgula) mas geralmente estão dispostos a deixar tudo, (Dois pontos) família, emprego e o que mais possuir em busca de melhores condições. Com isso, mesmo ao chegar no país tão desejado, sofrem pois tem que se adaptarem com hábitos, costumes e manias totalmente diferentes com os da sua origem.
Com tudo Contudo, podemos concluir que (Redundância, pois é um parágrafo de conclusão) eles são pessoas completas de esperança, atrás do melhor exemplo de vida e meios alternativos de sobrevivência (Ponto final) E, com isso (Vírgula) vemos que eles vivem com medo (Vírgula) porque largaram as suas vidas para viverem na ilegalidade mas com a esperança de seres realizados.
Comentários do corretor
Discussão limitada. Desenvolva mais as ideias que você apresenta no texto. Além disso, reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |