Recentemente estamos nos deparando com notícias de guerras e atentados em vários países. Podemos ver também, (Sem vírgula) que nos jornais, rádios e nas redes sociais fala-se muito sobre a migração que esta ocorrendo. Para os refugiados as dificuldades vão da saída dos seus lares, até as diferenças culturais, se agravando ainda mais com a xenofobia.
A trajetória que os expatriados fazem até chegarem aos seus destinos é arriscada. Muitos saem em pequenas embarcações, porém, com uma super lotação. Uma imagem marcante que rodou a imprensa internacional e que virou símbolo desse perigo, foi a de um menino encontrado morto em uma praia após um naufrágio.
Com a chegada dos migrantes, os problemas passam a ser a falta de moradia, de emprego, as diferenças culturais e a xenofobia. A aversão ao estrangeiro gera casos de violência e (Vírgula) muitas vezes (Vírgula) até a morte. Essa intolerância também esteve em pauta mundialmente quando o atual presidente dos Estados Unidos se revelou ser contras os migrantes.
Em princípio, devemos ter ciência que esses estrangeiros também possuem direitos e devem ser tratados como iguais. Os locais que os abrigam devem levar em consideração que há uma oportunidade de mão -de - obra mão de obra diferenciada, e (Vírgula) visando isso, deve-se investir em campanhas de inclusão, divulgando e conscientizando as pessoas em seus trabalhos e até nas escolas. A diversidade é apenas uma forma de unir as pessoas.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Reveja coesão e coerência. Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, visto que estão limitadas.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |