Hoje, (Sem vírgula) o mundo vivência situações difíceis. (Sem ponto final, use a vírgula) pois há pessoas que continuam sofrendo, (Sem vírgula) devido às guerras causadas em seus países (Quais?), gerando sofrimento e tristeza para a população que não encontram mais esperança e muito menos a oportunidade de possuir uma vida melhor, (Sem vírgula) conforme suas condições. A única solução que procuram encontrar é o refúgio, (Sem vírgula) para que possam possuir uma boa estrutura social e financeira.
Em geral, os refugiados buscam viver em países europeus, asiáticos ou até mesmo países da América latina,citando por exemplo o Brasil. Mas, (Sem vírgula) chegando a esses países, precisam encarar fatores como o preconceito e a xenofobia que são presentes no dia a dia dessas pessoas. Infelizmente, acabam encontrando dificuldades com relação a interatividade social e são vistos pela sociedade como ameaças terroristas.Também aumenta o número de estrangeiros ocupando cargos profissionalizantes (Onde isso ocorreu? Dê exemplos), prejudicando (Reformule) aqueles de países nativos a possuir um bom emprego.
Com tudo isso, percebemos também que nem todos os países estão aceitando a chegada desses refugiados, (Sem vírgula) e por isso (Entre vírgulas) estão vivendo de maneira ilegal ou estão arriscando suas vidas atravessando fronteiras próximas. Seria justo se fossem aceitos de maneira amigável, e que o governo oferecesse recursos que pudessem ajudá-los como a oportunidade de trabalho, moradia e cidadania, garantindo uma nova forma de recomeçar e construir um futuro com paz e harmonia em sua volta (Evite esse tipo de construção).
Comentários do corretor
As ideias estão limitadas. Apresente fatos e os articule as ideias, de modo a ficar evidente o seu ponto de vista acerca do assunto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |